A problematização e a instrumentalização na formação do pedagogo para o ensino de Ciências da Natureza

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DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n27p22-37

Résumé

Este trabalho discute uma experiência de formação de professores para o ensino de ciências, fundamentada em alguns pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural e desenvolvida junto a estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade estadual paulista. Partindo de questões problematizadoras, os estudantes em formação tiveram contato com fundamentos teórico-metodológicos que traduziram em planos de aula sobre determinados temas curriculares. Analisando os resultados da experiência, conclui-se que é fundamental problematizar a situação desses estudantes em relação ao domínio sistemático dos conceitos científicos que irão ensinar, evidenciando a necessidade de superação tanto dos conceitos espontâneos das crianças, quanto da forma mecânica de assimilação de conceitos que predominou na trajetória deles e que tendem, sem perceber, a reproduzir em suas aulas.

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Luciana Massi, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Doutora em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (2013). Realizou estágio de doutoramento com Bernard Lahire na École Normale Supérieure em Lyon e com João Teixeira Lopes na Universidade do Porto e estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP (2018). Obteve a Licenciatura em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e o Mestrado em Ciências pelo Instituto de Química de São Carlos - Universidade de São Paulo (2008), tendo desenvolvido dissertação na área de Educação Química. Tem experiência na área de Educação Química, com ênfase em linguagem, sociologia da educação e formação de professores. Atuou como docente em ensino médio e superior em instituições públicas e particulares e em diversos cursos a distância de formação inicial e continuada. É professora assistente doutora do Departamento de Didática da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara e do Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência da Faculdade de Ciências de Bauru da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Francisco José Carvalho Mazzeu, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (1986), Mestrado em Metodologia do Ensino pela UFSCar (1992) e Doutorado em Fundamentos da Educação pela UFSCar (1999). Atualmente é professor assistente doutor no Departamento de Didática da FCL/ UNESP, Campus de Araraquara e professor no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar. Coordena o Programa de Educação de Jovens e Adultos - PEJA, na FCL/UNESP/Araraquara. Tem experiência na área de Educação de Jovens e Adultos, com ênfase na relação entre Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização de jovens e adultos, alfabetização de crianças e formação de professores para as séries iniciais do ensino fundamental. Desenvolve e orienta pesquisas fundamentadas na Psicologia Histórico-Cultural e na Pedagogia Histórico-Crítica.

Michel Pisa Carnio, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Licenciado em Ciências Biológicas pela UNESP de Ilha Solteira (2009), Mestre (2012) e Doutor (2017) em Educação para a Ciência pela UNESP de Bauru.Desenvolveu Pós-Doutorado (2019) em Educação para a Ciência e a Matemática na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Integrante do Grupo de Pesquisa "Educação Continuada de Professores e Avaliação Formativa" desde 2010, por meio do qual realizou doutorado-sanduíche (2014) pelo Programa Colombo-Brasileiro de Formação de Professores na Interface Universidade-Escola, em parceria com a Universidad Pedagógica Nacional, da Colômbia. Tem interesse nas áreas de Ensino de Ciências e Biologia, Formação inicial e continuada de Professores, interface Universidade-Escola, Educação CTSA e Questões Sociocientíficas (QSC), Políticas Públicas educacionais, e relações da Teoria Crítica com Psicanálise e Educação.

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Publié-e

2020-06-22

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MASSI, Luciana; MAZZEU, Francisco José Carvalho; CARNIO, Michel Pisa. A problematização e a instrumentalização na formação do pedagogo para o ensino de Ciências da Natureza. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. 27, p. 22–37, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12n27p22-37. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7281. Acesso em: 1 sept. 2024.

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