DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INSUCESSO ESCOLAR: UMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE ITÁLIA E BRASIL

Autores/as

  • Cristina Coggi Università di Torino - Itália
  • Paola Ricchiardi Università di Torino - Itália

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2013v5n9p14

Palabras clave:

Dificuldades de aprendizagem, resiliência, software, escola primária.

Resumen

A presente contribuição ilustra um projeto realizado no Brasil e na Itália para contrastar o insucesso escolar. O programa, denominado Fenix, propõe-se remover as dificuldades de aprendizagens nos primeiros graus escolares, onde são colocadas as bases para o sucesso futuro. A intervenção inspira-se em teorias da resiliência, agindo em modo sistemático no desenvolvimento cognitivo, emotivo-afetivo e relacional. As atividades, dirigidas a pequenos grupos de estudantes em dificuldade, utilizam uma aproximação lúdica e o uso de softwares. Os resultados evidenciam a eficácia do projeto em ambos os contextos, com progressos sistemáticos do grupo experimental no âmbito cognitivo, motivacional, linguístico e matemático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2013-06-23

Cómo citar

COGGI, Cristina; RICCHIARDI, Paola. DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E INSUCESSO ESCOLAR: UMA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL ENTRE ITÁLIA E BRASIL. Debates em Educação, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 14, 2013. DOI: 10.28998/2175-6600.2013v5n9p14. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/966. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.