“Vendo” imagens
visualidades na cultura e na educação
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p444-460Mots-clés :
Estudos da Cultura Visual, Formação, ImagensRésumé
As imagens instituem experiências visuais, modelam nossa percepção e apreciação sobre o mundo, portanto, são dispositivos produtores e reprodutores de subjetividades. Fundamentados pelos Estudos da Cultura Visual, da História da Arte e da Educação problematizamos: quais são os possíveis atravessamentos formativos das imagens na cultura e na educação? Com base em uma pesquisa de cunho bibliográfico propomos três movimentos a partir da proposição “vendo imagens” e da flexão dos verbos “ver”, “vender” e “vendar” imagens. Como resultado, nos aproximamos da imagem metafórica do/a curador/a como um mecanismo necessário de/para desvendar as imagens, sobretudo aquelas presentes nos espaços escolares, favorecendo a desnaturalização do olhar e a aprendizagem com e a partir das visualidades.
Téléchargements
Références
BALISCEI, João Paulo. PROVOQUE – Problematizando Visualidades e Questionando Estereótipos: leitura de imagens fundamentada nos Estudos da Cultura Visual. Educar em Revista [online]. 2019, v. 35, n. 77, pp. 283-298. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0104-4060.67867>. Acesso em: 07 mar. 2022.
BARBOSA, Ana Mae. A imagem no ensino da arte. São Paulo: Perspectiva, 2019.
BARBOSA, Ana Mae. Arte-educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2018.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 07 mar. 2022.
CARVALHO, Líliam Amorim. Os 15 anos da lei 10.639/2003: temas, conceitos e dilemas. In: FELIPE, Delton Aparecido (org.). Educação para as relações étnico-raciais: estratégias para o ensino de história e cultura afro-brasileira. Maringá: Mondrian, 2019.
CAVALLEIRO, Eliane. Educação anti-racista: compromisso indispensável para um mundo melhor. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e Anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
CUNHA, Susana Rangel Vieira da. As imagens na Educação Infantil: uma abordagem a partir da Cultura Visual. Zero-a-seis. Florianópolis, v. 11, n. 19, 2009. Disponível em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2009n19p26/10377 >. Acesso em: 10 fev. 2021.
CUNHA, Susana Rangel Vieira. As transformações da imagem na literatura infantil. In: PILLAR, Analice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das Artes. Porto Alegre: Mediação, 2011, p. 129-142.
DOSSIN, Francilly Rocha. Entre evidências visuais e novas histórias: sobre descolonização estética na arte contemporânea. Orientadora: Maria Bernardete Ramos Flores. Tese (Doutorado em História) – Universidade Federal de Santa Catarina, 2016. Disponível em: < https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167861 >. Acesso em: 15 abr. 2020.
GOMBRICH, Ernst Hans. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC, 2015.
GOMES, Nilma Lino. Educação cidadã, etnia e raça: o trato pedagógico da diversidade. In: CAVALLEIRO, Eliane (org.). Racismo e Anti-racismo na educação: repensando nossa escola. São Paulo: Selo Negro, 2001.
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2, 1997. Disponível em: < https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/71361 >. Acesso em: 10 dez. 2018.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da cultura visual: transformando fragmentos em nova narrativa educacional. Tradução de Ana Duarte. Porto Alegre: Mediação, 2007.
KILOMBA, Grada. Memórias da Plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
MARIN, Louis. Poder, representación, imagen. Prismas. Buenos Aires, v. 13, n. 2, 2009. Disponível em: < https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=387036808001 >. Acesso em: 20 mar. 2019.
MIRANDA, C. E. A. Orbis Pictus. Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 3, p. 197 208, dez. 2011. Disponível em: < http://www.scielo. scielo.php?script sci_arttext&pid =S010373072011000300014&lng= en&nrm iso >. Acesso em: 08 set. 2020.
MITCHELL, William John Thomas. Showing seeing: uma crítica da cultura visual. DAPesquisa, v. 5, n. 7, 2010. Disponível em: < https://www.revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/14090 >. Acesso em: 11 fev. 2021.
MUNANGA, Kabengele. Arte afro-brasileira: o que é, afinal? In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. v. 2. São Paulo: MASP, 2018.
NASCIMENTO, Abdias do. Arte afro-brasileira: um espírito libertador. In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. v. 2. São Paulo: MASP, 2018.
NUNES, Luciana Borre. As imagens que invadem as salas de aula. Aparecida: Ideias e Letras, 2010.
OLIVEIRA, T. Considerações sobre o trabalho na Idade Média: intelectuais medievais e historiografia. Revista de História, São Paulo, n. 166, 2012. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/48491/52350 >. Acesso em: 12 set. 2020.
PEDROSA, Adriano. History, Histórias. In: PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). Histórias afro-atlânticas: antologia. v. 2. São Paulo: MASP, 2018.
QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, Eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais – perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
RAMOS, R. T. Per Saecula Saeculorum: considerações sobre o cristianismo e o latim. Cadernos do CNLF, v. 14, n. 4, 2010. Disponível em: < http://www.filologia.org.br/xiv_cnlf/tomo_4/3333-3340.pdf >. Acesso em: 12 set. 2020.
RIBAS, João Baptista Cintra. O olhar. In: GUERREIRO, Silas (org.). Antropos e psique: o outro e sua subjetividade. São Paulo: Olho d’Água, 2000.
ROSSI, Maria Helena Wagner. Imagens que falam: leitura da arte na escola. Porto Alegre: Mediação, 2009.
SARDELICH, Maria Emilia. Leitura de imagens, Cultura Visual e prática educativa. Cadernos de Pesquisa, São Luís, v. 36, n. 128, p. 451-472, maio/ago. 2006. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/cp/v36n128/v36n128a09.pdf >. Acesso em: 29 abr. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).