Aprendizagem da docência para a educação superior em um contexto de pandemia

Auteurs-es

  • Raylson Francisco Nunes de Sousa Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual do Ceará em Educação (PPGE-UECE) https://orcid.org/0000-0003-0643-6764
  • Iure Coutre Gurgel Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN
  • Francisco Mirtiel Frankson Moura Castro Programa de Pós-Graduação/Universidade Estadual do Ceará em Educação (PPGE-UECE)

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467

Mots-clés :

Estágio de docência, Experiência formativa, Aprendizagem da docência

Résumé

Este artigo analisa como as experiências e as aprendizagens constituídas durante o Estágio de Docência contribuem para a formação pedagógica do futuro professor com vistas ao exercício do magistério na Educação Superior. Realizada em 2022 em um Programa de Pós-graduação em Educação, a pesquisa de abordagem qualitativa foi consolidada por meio de fundamentação teórica e em narrativas de experiências. As aprendizagens e as experiências constituídas quando da realização do Estágio de Docência concorrem, em destaque, para a formação pedagógica e a apropriação de conhecimentos sobre a docência na Educação Superior, principalmente em um contexto desafiador de ensino remoto na pandemia da covid-19.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Resolução CNE/CP n. 02/2015, de 1º de julho de 2015. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 124, p. 8-12, 02 de julho de 2015. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file>. Acesso em: 09 jan. 2021.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC – Formação). Resolução nº 2/2019, de 20 de dezembro de 2019. Diário Oficial da União, Brasília, DF, seção 1, n. 28, p. 115-119, 10 de fev. de 2020. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/>. Acesso em: 20 mar.2021.

CONTE, K. M.; PIMENTA, S. G. O Estágio em docência na pós-graduação: contributos para a profissionalidade docente. In. FARIAS, I. M. S.; LIMA, M. S. L.; CAVALCANTE, M. M. O.; SALES, J. A. M. Didática e prática de ensino na relação com a formação de professores. Fortaleza: CE: EdUECE, 2015.

FATIMA-JOAQUIM, N.; NASCIMENTO, J. P. B.; VILAS BOAS, A. A.; SILVA, F. T. Estágio docência: um estudo no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras. Revista de Administração Contemporânea, v.15.n.6, 1137-1151. (2011) Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/840/84020810009.pdf. Acesso em. 15 fev. 2022.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M (Orgs.). O método (auto)biográfico e a formação Lisboa: Ministério da Saúde. Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p. 17-34.

FERREIRA, N. S.; DA SILVA, G. F.; DE OLIVEIRA, F. L.; DA COSTA, C. A. ESTÁGIO DOCENTE DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: Desafios e perspectivas. Anais Educação em Foco: IFSULDEMINAS, v. 1, n. 1, 2021. Disponível em: https://educacaoemfoco.ifsuldeminas.edu.br/index.php/anais/article/view/23/28. Acesso em: 15 jan.2022.

FRANCISCO, W.; FRANCISCO-JUNIOR, W. E. Fomentando a Formação Docente de Pós-Graduandos Em Química: Um Estudo De Caso Na Disciplina De Estágio Docência. Química Nova, v. 44, p. 1196-1203, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.21577/0100-4042.20170764. Acesso em: 15 fev.2022.

FRANCO, M. A. R. S. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, p. 534-551, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbeped/a/m6qBLvmHnCdR7RQjJVsPzTq/abstract/?lang=pt. Acesso em 20 de mar. 2022.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia da crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. São Paulo: Cortez, 2002, p. 129-50.

GUIMARÃES, M. da C. S. .; COSTA, E. A. da S. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e4853, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7i1.4853. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4853. Acesso em: 26 out. 2022.

LEAL, E. A.; FERREIRA, L. V.; FARIAS, R. S. O papel do estágio docência no desenvolvimento de competências didático-pedagógicas no contexto da pós-graduação em Contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade (REPeC), v. 14, n. 2, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.17524/repec.v14i2.2525. acesso em: 10 jan.2022

LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Acesso em: 15 jun.2022.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componentes do ato pedagógico.– São Paulo: Cortez, 2011.

MACÊDO, G. F.; RAMÍREZ, N. L. Formando mediadores de argumentação: uma experiência de estágio docência. Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 647-651, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-35392018038011. Acesso em: 15 fev.2022.

MARTINS, M. A. R.; HARTMANN, Â. M.; SANTOS, A. F. Reflexões sobre o estágio docente em tempo de ensino remoto: uma experiência com ensino de Matemática na Educação Básica. Redin-Revista Educacional Interdisciplinar, v. 10, n. 2, p. 45-59, 2021. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/2251. Acesso em: 10 jan.2022.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 32.ed. Petrópolis: Vozes, 2012. 80 p.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (CAPES). Mestrado e doutorado: o que são? Recuperado de https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/avaliacao-o-que-e/sobre-a-avaliacao-conceitos-processos-e-normas/mestrado-e-doutorado-o-que-sao. 2014. Acesso em: 20 fev. 2022.

MOARES, G. L. de. Estágio na licenciatura em Pedagogia: projetos de leitura e escrita nos anos iniciais. Petrópolis, RJ: Vozes; Maceió, AL: Edufal, 2012.

PEREIRA, R. C. M.; LEITE, E. G.; LEITE, F. E. G. Formação de professores no contexto pandêmico: reconfigurações do agir docente por alunos de graduação no estágio supervisionado no ensino remoto emergencial. DELTA: Documentação de Estudos em Lingüística Teórica e Aplicada, v. 37, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1678-460X202156059. Acesso em: 15 fev. 2022.

PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C. Docência no ensino superior. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SABINO, I.; LIMA, L. S.; SILVA, S. P. Estágio supervisionado e pesquisa: Perspectivas e dilemas de uma experiência. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 5, n. 9, p. 52–65, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/95. Acesso em: 20 set. 2022.

SAVIANI, D.; GALVÃO, A. C. Educação na pandemia: a falácia do ensino remoto. Revista Universidade e Sociedade - ANDES. Ano 2021, n 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: 0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf (andes.org.br). Acesso em: 01 set. 2022.

UECE, Universidade Estadual do Ceará. Projeto Pedagógico de Curso do Programa de Pós-Graduação em Educação da UECE, Fortaleza-Ceará. 2011. 271p.

UECE, Universidade Estadual do Ceará. Resolução nº 821/2011, CONSU, de 19 de dezembro de 2011. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2014/05/resoluo-n.-821-2011.pdf. Acesso em: 19 set. 2022.

UECE, Universidade Estadual do Ceará. Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da Faculdade de Educação de Itapipoca – FACEDI, 2008.

VAILLANT, D.; MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.

VALENTE, G. S. C., DE MORAES, É. B., SANCHEZ, M. C. O., DE SOUZA, D. F., & PACHECO, M. C. M. D. O ensino remoto frente às exigências do contexto de pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.8153. Acesso em: 18 fev. 2022.

ZABALZA, M. A. Competencias docentes del profesorado universitario: calidad y desarrollo profesional. Madrid: Narceas Ediciones. 2003.

Téléchargements

Publié-e

2023-02-07

Comment citer

SOUSA, Raylson Francisco Nunes de; GURGEL, Iure Coutre; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Aprendizagem da docência para a educação superior em um contexto de pandemia. Debates em Educação, [S. l.], v. 15, n. 37, p. 1–20.e14467, 2023. DOI: 10.28998/2175-6600.2023v15n37p1-20.e14467. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14467. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: O estágio de docência nos programas de pós-graduação stricto sensu