Serviço social e educação
particularidades no contexto brasileiro e português
DOI :
https://doi.org/10.28998/2175-6600.2023v15n37pe15849Mots-clés :
Serviço Social, Educação, Políticas públicasRésumé
Este artigo discute a relação entre serviço social e educação na realidade brasileira e portuguesa. Foi delineada a trajetória da organização educativa mediante as determinações sociais, históricas, políticas e econômicas que a influenciaram e a prática interventiva do assistente social frente às vulnerabilidades sociais do espaço educativo. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva e explicativa, através de pesquisa bibliográfica e documental. Se concluiu que as particularidades dos países conduziram o desenvolvimento de suas políticas públicas e a forma como se manifestam na sociedade, deixando espaço para aprofundamento teórico em estudos futuros.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, S.; MACHADO, I. MELO, S. Serviço Social em escolas e efetivação do direito à educação: representações e práticas profissionais. In: XV Congresso Português de Sociologia – Identidades em rubro: diferenças, pertenças e populismos num mundo efervescente. 29 a 31 de mar. Lisboa, 2021.
ANDRADE, A. R. Serviço Social – a garantia do direito à educação em Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Mestrado em Intervenção Social na infância e juventude em risco de Exclusão Social. Porto: ISSSP, 2021.
APSS. Código Deontológico dos Assistentes Sociais em Portugal. Lisboa, 2018. Disponível em: https://www.eas.pt/wp-content/uploads/2018/12/C%C3%B3digo-Deontol%C3%B3gico-dos-Assistentes-Sociais-C%C3%B3pia-1.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.
BATISTA, I. de L.; SALVI, R. F. Perspectiva pós-moderna e interdisciplinaridade educativa: pensamento complexo e reconciliação integrativa. In: Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 2006, v. 8, n. 02, pp. 171-183. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172006080206
BENAVENTE, A. O Pacto educativo para o futuro: um instrumento estratégico para o desenvolvimento educativo em Portugal. In: Revista Iberoamericana de Educación, v. 34, p. 69-108, 2004.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm Acesso em: 05 jun. 2023.
BRASIL. Lei n° 8.662, de 7 de junho de 1993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8662.htm Acesso em: 05 jun. 2023.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 05 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 05 jun. 2023.
CAMPOS, L. D. S. O profissional de serviço social na educação infantil. 103 f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social). Universidade Estadual Paulista. Franca: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, 2012.
CARVALHO, F. A. O Serviço Social e a interdisciplinaridade. In: Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária. IV Congresso Internacional de Pedagogia Social: domínio epistemológico. Brasília, v.18, n.1, dez, p. 74-79, 2012.
CFESS. Serviço Social na Educação. Brasília-DF: Conselho Federal de Serviço Social, setembro/2001. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/SS_na_Educacao(2001).pdf Acesso em: 06 jun. 2023
CFESS. Subsídios para a atuação de Assistentes Sociais na política de educação. 2013. Disponível em: http://www.cfess.org.br/arquivos/brochuracfess_subsidios-as-educacao.pdf Acesso em: 10 jun. 2023.
DENTZ, M. V.; SILVA, R. R. D. da. Dimensões históricas das relações entre educação e Serviço Social: elementos para uma revisão crítica. In: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 121, p. 7-31, mar. 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0101-6628.011.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Trad. Stephania Matousek. Petrópolis: RJ, Vozes, 2011. Coleção textos fundantes da educação.
FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2011.
FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade-transdisciplinaridade: Visões culturais e epistemológicas. In: FAZENDA, I. C. A. (Org.). O que é interdisciplinaridade?. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.
IAMAMOTO, M. V. O debate contemporâneo da Reconceituação do Serviço Social: ampliação e aprofundamento do marxismo. In: Serviço Social na contemporaneidade: trabalho e formação profissional. São Paulo: Cortez, 1998.
______. Os espaços sócio-ocupacionais do assistente social. CFESS, ABEPSS. In: Serviço Social: direitos e competências profissionais. Brasília: CEAD/UNB, 2009.
IAMAMOTO, M. V.; CARVALHO, R. de. Relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica. 27 ed. São Paulo: Cortez: 2009.
JUNQUEIRA, L. A. P. Descentralização, intersetorialidade e rede na gestão da cidade. In: Organ. Soc., Salvador, v. 11, p. 129-139, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-9110009.
KULLOK, M. G. B. Relação professor-aluno no contexto ensino-aprendizagem: as exigências na atualidade. In: KULLOK, Maisa Gomes Brandão (Org.). Relação professor-aluno: contribuições à prática pedagógica. Maceió: Edufal, 2002.
MARQUES, M. O modelo educativo das escolas profissionais: um campo potencial de inovação. Lisboa: Educa, 1993.
MARTINS, E. B. C. Educação e serviço social: elo para a construção da cidadania [online]. São Paulo: Editora UNESP. 2012. 277 p. ISBN 978-85-3930-243-7.
MARTINS, E. B. C. O rebatimento das expressões da questão social no cotidiano escolar e a contribuição do serviço social. In: DAVID, CM., et al., orgs. Desafios contemporâneos da educação [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015. Desafios contemporâneos collection, p. 216-236. ISBN 978-85-7983-622-0.
MENDONÇA, A. M. A. Problemática do Insucesso Escolar: a escolaridade obrigatória no Arquipélago da Madeira em finais do século XX (1994-2000). Dissertação para a obtenção do grau de Doutor em Sociologia da Educação. Madeira, Portugal: Universidade da Madeira, 2006.
NOGUEIRA, B. C. de A. A intervenção do serviço social nas escolas TEIP: mais perto para chegar mais longe. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Mestrado em Serviço Social. Lisboa: Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2011.
OLIVEIRA, J. L. R. de. Explorando outros cenários: o Serviço Social no espaço escolar. Dissertação de Mestrado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social. João Pessoa: UFPB, 2013.
ORIENTAÇÕES TÉCNICAS: Centro de Referência de Assistência Social – CRAS/ Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. – 1. ed. – Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, 2009. 72 p.
PORTUGAL. Constituição de 11 de abril de 1933. Disponível em: https://www.parlamento.pt/Parlamento/Documents/CRP-1933.pdf Acesso em: 15 jun. 2023.
PORTUGAL. Lei n.º 40 de 14 de outubro de 1986. Lei de Bases do Sistema Educativo. Disponível em: https://www.pgdlisboa.pt/leis/lei_mostra_articulado.php?nid=1744&tabela=leis&so_miolo Acesso em: 15 jun. 2023.
SCHNEIDER, G.; HERNANDORENA, M. do C. Serviço Social na Educação: perspectivas e possibilidades. Porto Alegre: CMC, 2012.
SEBASTIÃO, J. e CORREIA, S. V. A democratização do ensino em Portugal. Centro de Investigação e Estudos de Sociologia/Escola Superior de Educação de Santarém. Santarém: Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, 2007.
VIEIRA, A. M. S. M.; VIEIRA, R. A escola em busca de profissionais sociais: narrativas sobre mediação escolar. In: Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 10, 2009, Bragança. Anais eletrônicos. Bragança: Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico, 2009. p. 1 – 12. Disponível em: https://iconline.ipleiria.pt/bitstream/10400.8/464/1/A%20escola%20em%20busca%20de%20profissionais%20sociais_narrativas%20sobre%20.pdf Acesso em: 20 jun. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Debates em Educação 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Neste tipo de licença é permitido Compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e Adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material). Deverá ser dado o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . O conteúdo não pdoerá ser utilizado para fins comerciais .
Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY-NC 4.0).