Pesquisa em política educacional

perspectivas metodológicas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485

Mots-clés :

Pesquisa, Políticas educacionais, Perspectivas metodológicas

Résumé

A obra tem por objetivo contribuir para o fortalecimento do campo acadêmico da política educacional, compartilhando leituras e orientações a respeito das dimensões teórico-metodológicas consideradas, pela literatura, como basilares para a realização das pesquisas em educação. Para tanto, explora-se a importância do pesquisador ter clareza em relação ao referencial teórico, ao método e à caracterização das pesquisas quanto à natureza, ao problema, aos objetivos e aos procedimentos técnicos na produção acadêmica em política educacional.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Diego Bechi, Universidade de Passo Fundo (UPF)

Doutor em Educação no Programa de Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (Linha de Políticas Educacionais). Possui graduação em Filosofia, especialização em Metodologia para o Ensino da Filosofia (2009) e mestrado em educação (bolsista Capes) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF) (Linha de Políticas Educacionais). Tem direcionado seus estudos e pesquisas no campo das políticas educacionais, priorizando os seguintes temas: estado, reformas educacionais, políticas públicas, políticas da educação básica e superior no Brasil e na América Latina, financiamento da educação superior, formação de professores, precarização e intensificação do trabalho docente e formação para a cidadania democrática. É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Superior (GEPES – UPF) e do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação Superior – GIEPES. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da Região Sul (GEPPES UNOESC/SUL). É membro do conselho editorial “As dimensões da formação humana” da editora Mercado de Letras e atua como coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Tapejara/RS.

Ana Luiza Fochesatto, Universidade de Passo Fundo (UPF) - Instituto da Saúde

Estudante do sexto semestre de psicologia. No momento faz parte da Liga Acadêmica de Psicologia Social e da Saúde - LAPSS, da Universidade de Passo Fundo, e da Liga de Saúde Mental - LISAM, do Hospital de Clínicas de Passo Fundo, atuando como presidente. Também, é bolsista FAPERGS no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior na Universidade de Passo Fundo (GEPES/UPF). Além disso, atua como voluntária do projeto de extensão Indivíduos e Famílias em Transformação - InFAT, na área de orientação de pais.

Références

FÁVERO, Altair. A.; TONIETO, Carina; BUKOWSKI, Chaiane; CENTENARO, Junior, B. (Orgs.). Pesquisa em política educacional: perspectivas metodológicas. Porto Alegre: Livrologia, 2023.

Téléchargements

Publié-e

2024-02-08

Comment citer

BECHI, Diego; FOCHESATTO, Ana Luiza. Pesquisa em política educacional: perspectivas metodológicas. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e16485, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe16485. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/16485. Acesso em: 24 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Resenhas

Articles similaires

<< < 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.