Educazione fisica nell'educazione integrale e transdisciplinare dell'essere umano

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107

Parole chiave:

Educazione Fisica, Complessità, Integrare, Transdisciplinarietà.

Abstract

O objetivo desse artigo é dialogar com a Educação Física que integra corpo, mente e alma, em uma metodologia transdisciplinar de educar que não fragmente o corpo humano. Fundamentamos essa conversa na teoria da complexidade e em autores que lutam pelo pensamento crítico nos processos educativos e nas aulas de educação física, sendo os principais: Alves, M.D. (2015); Darido e Oliveira (2008); Medina (1987).; Morin (2000); Sadi (2010); Suanno, J.H.S (2014,2015); Suanno, M.V. (2013). Na pesquisa de campo percorremos os caminhos da fenomenologia na intenção de entrevistar quatro professores; através de cartas, escreveram livremente sobre sua profissão e métodos de ensino, com perguntas norteadoras para que reflitissem sobre seu papel como professor em educar o corpo e mente. Concluímos que a integração da educação física com a subjetividade de praticar algum exercício físico e, em meio a tantas imposições sociais, é também uma estratégia transdisciplinar que acessar o SER de cada pessoa, como momento da prática educativa e de se conhecer e se amar.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Anna Clara Souza Sobral, Universidade Estadual de Goiás

Post-dottorato in Educazione presso l'Università di Barcellona - UB-ES. Dottore in Educazione presso l'Università Cattolica di Brasilia - UCB-DF. Master Education dell'Universidad de La Habana-Cuba riconvalidato dalla Pontificia Università Cattolica di Goiás - PUC-GO. Psicologo - PUC/GO. Psicopedagogo PUC-GO. PROFESSORE D'APPALTO presso l'Università Statale di Goiás. Professore ordinario dello staff permanente del programma interdisciplinare Stricto Sensu Graduate Program in Education, Language and Technologies - IELT-UEG Caporedattore della rivista Plurais - Anápolis-UEG. Revisore del periodico RBEDU - Brazilian Journal of Education - Scielo Network. Membro del comitato editoriale di Revista Plurais - Anápolis-UEG. Revisore del Journal of Administration dell'UEG. Membro del comitato editoriale dell'International Network of Creative Schools Magazine - RIEC Brasil. Membro del comitato editoriale dell'International Network of Creative Schools Magazine - RIEC UB-Spagna. Membro del comitato editoriale di Revista Instituiciones Educativas Creativas - Barcellona-Spagna. Membro della Rete Internazionale delle Scuole Creative - RIEC/UB-ES e RIEC-Brasil. Leader del Gruppo di Ricerca sulla Rete Internazionale delle Scuole Creative - UFT-TO. Membro del Gruppo di Ricerca Ecologia della Conoscenza e Transdisciplinarietà - ECOTRANSD-CNPq, coordinato dal Prof. Dott. Maria Candida Moraes. Membro e ricercatore collaboratore del progetto Didattica Transdisciplinare: la complessità di una pratica da costruire a partire da scenari e reti di apprendimento integrato ed eco-formativo - CNPq. Membro del gruppo di ricerca Didaktiké - FE-UFG-CNPq. Professore, Ricercatore, Relatore e Relatore. Ricercatore su Creatività, Innovazione, Scuole Creative, Eco-formazione, Transdisciplinarietà e altro. Autore e coautore di numerosi capitoli di libri e articoli pubblicati a livello nazionale e internazionale.

Riferimenti bibliografici

ALVES, Maria Dolores Fortes - Reflexões sobre aprendizagem: de Piaget a Maturana – 2015.

BETTI, Mauro; ZULIANI, Luiz Roberto - Educação física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas – 2002.

DARIDO, Suraya Critina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli - Procedimentos metodológicos para o programa segundo tempo. - 2008.

MEDINA, João Paulo Subirá, Educação Fisica cuida do corpo... e “mente” – campinas – 7ª edição. 1987.

MORIN, Edgar - Os sete saberes necessários à educação do futuro – 2. ed. – UNESCO, 2000.

SADI, Renato Sampaio. Pedagogia do esporte: descobrindo novos caminhos – 2010.

SANT’ANA, Jhonnatas Vilas Boas; SUANNO, João Henrique; SABOTA. Barbra - Educação 3.0, complexidade e transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias – 2017.

SUANNO, João Henrique - EMOÇÃO, COGNIÇÃO E CORPOREIDADE: os sete saberes necessários à educação do futuro na sala de aula do presente1 – 2015.

SUANNO, João Henrique.- Escola criativa: o ser, suas aprendizagens, suas relações humanas e o desenvolvimento de valores. 2014.

SUANNO, Marilza Vanessa - Outra finalidade para a Educação: emerge uma didática complexa e transdisciplinar. – 2013.

Pubblicato

2022-12-23

Come citare

SUANNO, João Henrique; ANNA CLARA SOUZA SOBRAL. Educazione fisica nell’educazione integrale e transdisciplinare dell’essere umano. Debates em Educação, [S. l.], v. 14, n. 36, p. 90–107, 2022. DOI: 10.28998/2175-6600.2022v14n36p90-107. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/14320. Acesso em: 25 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Complexidade, Tessituras Educacionais e Poética Transdisciplinar

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i