Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609

Parole chiave:

Componentes Curriculares, Educação, Mulher

Abstract

Este trabalho é fruto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas e buscou realizar uma análise dos currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão, inferindo-se como estão sendo trabalhadas a temática de gênero, com centralidade nas mulheres. No prisma metodológico, lançou-se mão da pesquisa documental, acessando site institucional dessa universidade, utilizando a Análise de conteúdo de Bardin (2016) para análise dos dados encontrados, os quais apontam que a presença das questões de gênero ainda é insuficiente nesses currículos, sendo necessário que a temática passe a sair do imaginário, bem como do prisma teórico e venha permear diretamente as práticas educacionais e sociais. O referencial teórico utilizado parte dos clássicos aos contemporâneos da Educação, como Michael Apple, Henry Giroux, Moreira e Silva, Goodson, dentre outros.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

AKOTIRENE, C. Interseccionalidade. São Paulo, SP: Sueli Carneiro; Pólen, 2019. 152 p. ISBN 978-85-98349-69-5.

ANDRADE, Jemina de Araújo Moraes; SIMÕES, Helena Cristina Guimarães Queiroz. Educação Superior: um direito de todos? Práxis Educacional. v. 16, n. 37, p. 393-407, jan.,

Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6190. Acesso em: 01 abr. de 2024.

APPLE, M. W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1989.

APPLE, Michael W. Conhecimento oficial - a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. V pesquisa do perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior brasileiras. São Paulo, 2019. Disponível em: < https://www.andifes.org.br/wp-content/uploads/2019/05/V-Pesquisa-do-Perfil-Socioecon%C3%B4mico-dos-Estudantes-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-das-Universidades-Federais-1.pdf >. Acesso em: 21/03/2023

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BRASIL. Mulheres brasileiras na educação e no trabalho. Censo Brasileiro de 2019. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE), 2023. Disponível em: https://educa.ibge.gov.br/criancas/brasil/atualidades/20459-mulheres-brasileiras-naeducacao-e-no-trabalho.html. Acesso em: 27 jan. 2024.

CORAZZA, S. O que quer um currículo: pesquisas pós-críticas em educação. Petrópolis: Vozes, 2001.

GIROUX, H. A. Escola Crítica e Política Cultural. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1988. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma Pedagogia Crítica da Aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

GOMES, N.L. Estudos e pesquisas sobre educação, raça, gênero, e diversidade sexual. Educ. Soc. [online]. 2023. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/es/a/kWym5qKLCgwjzBGPCBZYSsM/>. Acesso em: 01 abr. 2024.

GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

POPKEWITZ, T. S. História do Currículo, Regulação Social e Poder. In: T. T. Silva (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 6. ed. Petrópolis: Vozes, p. 173-210, 1994

MOREIRA; TOMAZ. T. da Silva (orgs.). Currículo, sociedade e cultura. São Paulo: Cortez, 1999: p.7-38

SILVA, Adrielen Amancio da; ARAÚJO, João Fernando de; JESUS, Adriana Regina de. Gênero e sexualidade nos currículos de Pedagogia do paraná. Revista Fórum Identidades, Itabaiana-SE, v. 33, n. 1, p. 113–128, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufs.br/forumidentidades/article/view/15499> Acesso em: 01 abr. de 2024.

UCHÔA, Márcia Maria Rodrigues; CHAVES, Carlos Alberto Paraguassú; PEREIRA, Carlos Eugênio. Os currículos na compreensão da educação como direito humano: dignidade e cidadania na reflexão ação curricular. Revista Teias. v. 22, n. especial, p. 61-72, out./dez. 2021.

Pubblicato

2024-06-26

Come citare

PALMEIRA, Lana Lisiêr de Lima; QUEIROZ, Erica Bianco de Souza. Analisando os currículos das licenciaturas da Universidade Federal do Maranhão no tocante à temática gênero. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17609, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17609. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17609. Acesso em: 23 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Artigos

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

<< < 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.