A prática alfabetizadora no ensino remoto

entre a percepção e a atuação docente

Autori

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967

Parole chiave:

Formação de alfabetizadoras, Práticas de leitura e escrita, Corpo. Corporeidade. Ensino Remoto. Formação de Professores.

Abstract

O ensino remoto exigiu da docência outros conhecimentos em relação à elaboração de atividades pedagógicas, para assegurar a alfabetização. Busca-se investigar a percepção de professoras alfabetizadoras em relação às propostas de atividades pedagógicas de leitura e de escrita, durante o ensino remoto, a partir da aplicação do Plano de Atividades para Casa (PAC). Assume-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, por meio da aplicação de questionário e da realização de entrevista coletiva com professoras alfabetizadoras. Evidenciou-se nas práticas de leitura e escrita, no ensino remoto, a sensibilidade das professoras alfabetizadoras, revelando sua identidade profissional, a preocupação com o conteúdo a ser lecionado, o cuidado ao transmitir saberes e conhecimentos, a partir da realidade dos estudantes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras

Doutora em Educação pela FE, da Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Leandra Aparecida Sousa Souza, Prefeitura Municipal de Lavras

Mestre em Educação , Universidade Federal de Lavras. Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita (NELLE-UFLA).

Riferimenti bibliografici

ALMEIDA, L. C.; DALBEN, A. (Re) organizar o trabalho pedagógico em tempos de COVID-19: No limiar do (im)possível. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41. p. 01-20, 2020.

ASSIS, M. B.; GOULART, I. C. V. No lapidar das palavras: a entrevista como

processo de interação e dialogicidade. In: MARTINS, Ronei Ximenes (org.). Metodologia de pesquisa científica: reflexões e experiências investigativas na Educação. Lavras: UFLA, 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC/SEB, 2018.

BRITO, R. Tecnologias Digitais. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira (orgs.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: nepced na escola. Belo Horizonte: UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022. 202 p.

BOHN, V. C. R. Ferramenta digital. In: ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira; FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva; MORAIS, Ludymilla Moreira (orgs.). Termos e ações didáticas sobre cultura escrita digital [recurso eletrônico]: nepced na escola. Belo Horizonte: UFMG /FaE / Ceale / NEPCED, 2022. 98p.

CASAGRANDE, T. de C. "De repente viramos youtubers": uso de recursos digitais em atividades de leitura e contação de histórias na educação infantil. 2021. 120 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, A. M. O. Cultura Escrita. In: FRADE, I. C. A. S.; VAL, M. G. C.; BREGUNCI, M. G. C. (Org.). Glossário Ceale: Termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores, 71-72. Belo Horizonte: Faculdade de Educação da UFMG. p. 82-83.

GOULART, C. M. A. Uma abordagem Bakhtiniana da noção de letramento: contribuições para a pesquisa e para a prática pedagógica. In: FREITAS, M. T.; JOBIM e SOUZA, S.; KRAMER, S. Ciências humanas e pesquisa: Leitura de Mikhail Bakhtin. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007. p.95-110.

GOULART, I. C. V. Linguagem, dialogicidade e docência: o processo de formação em atos. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 16, n. 49, p. 705-726, jul./set. 2016. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/4969

Acesso em: 20 jul. 2024.

GOULART, I. C. V.; CASAGRANDE, T. C. A multimodalidade da narrativa digital: um estudo do aplicativo de contação de histórias Fisher Price. Revista Cadernos da Educação Básica, Rio de Janeiro, vol. 6, n.3, p.1-15, 2021. Disponível em: https://portalespiral.cp2.g12.br/index.php/cadernos/article/view/3148 Acesso em: 13 jan. 2023.

LAVRAS. Secretaria Municipal de Educação de Lavras. Circular n. 30.24 de fevereiro. Lavras: SEM, 2021.

LAVRAS. Secretaria Municipal de Educação de Lavras. Circular n. 048.19 de abril de fevereiro. Lavras: SME, 2021.

LAVRAS. Secretaria Municipal de Educação de Lavras. Circular n. 050.19 de abril de fevereiro. Lavras: SEM, 2021.

MACEDO, M. do S. A. N. Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19 [recurso eletrônico]: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022.

MACEDO, M. do S. A. N; ALMEIDA, A. C. de. O Whatsapp e a organização do trabalho pedagógico no contexto da COVID 19: o que dizem as alfabetizadoras em Minas Gerais. In: MACEDO, M. do S. A. N. (org). Retratos da alfabetização na pandemia da COVID-19: resultados de uma pesquisa em rede. São Paulo: Parábola, 2022, p. 33-47.

MACHADO E SILVA, P. V. de. Alfabetização e letramento em tempos de pandemia: relatos de experiência durante o ensino remoto. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, n. 6, v.1, p. 01-20, 2022.

Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/64568

Acesso em: 20 jul. 2024.

MENEZES, J. A. et al. A contação de histórias no Instagram como tecnologia leve em tempos pesados de pandemia. Psicologia & Sociedade, Recife, n. 32, 2020.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A.(org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote - Instituto Inovação Educacional, 1999. p. 15-53.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p.1-18, out./ dez. 2017.

RIBEIRO, A. E. F. Letramento digital e ensino remoto: reflexões sobre práticas. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 2, p. 446-460, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10757. Acesso em: 03 jan. 2023.

SILVA, J; GOULART, I. do C.; CABRAL, G. R. Ensino remoto na educação superior: impactos na formação inicial docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 16, n. 2, p. 407-423, abr./ jun. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/6198/619868291003/html/ Acesso em: 20 jul. 2024.

SILVA, M. R. Entre ler e contar histórias: percepções de professoras sobre as práticas pedagógicas literárias no ensino remoto. 2023. 123 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2023.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramentos na cibercultura. Educação & Sociedade, Campinas, v.23, n.81. p. 143-160, 2002.

SOARES, M. As muitas facetas da alfabetização. Revista Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 52, p. 19-24, 1985.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

TAVARES, Josiele Vita da Silva. Leitura literária em ambientes digitais: percepções docentes em relação ao uso de dispositivos digitais no ensino remoto. 2021. 121 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) – Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2021.

TÁVORA, F. O. F. A expressão da criatividade no trabalho pedagógico do professor alfabetizador. 2010. 112 p. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade de Brasília, Brasília, 2010.

Pubblicato

2024-11-10

Come citare

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; SOUZA, Leandra Aparecida Sousa. A prática alfabetizadora no ensino remoto: entre a percepção e a atuação docente. Debates em Educação, [S. l.], v. 16, n. 38, p. e17967, 2024. DOI: 10.28998/2175-6600.2024v16n38pe17967. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/17967. Acesso em: 13 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Alfabetização no pós-pandemia: políticas, discursos e práticas

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i