Q-MEMÓRIA: UM JOGO DIGITAL PARA O ESTUDO DE QUÍMICA

Autori

  • David Wesley Amado Duarte Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2017v9n19p155

Parole chiave:

Tabela periódica, Linguagem Química, Jogos educativos digitais, Jogo da memória, Aprendizagem significativa

Abstract

Este trabalho trata do desenvolvimento e avaliação pedagógica de um jogo da memória digital, denominado Q-Memória, que auxilia nos processos de ensino e de aprendizagem a partir da Tabela Periódica para alunos de Química do primeiro ano do ensino médio.  O jogo foi desenvolvido na plataforma Unity 3D, e avaliado por dezessete alunos do primeiro ano do ensino médio do IFCE Campus Crato. Foi usada a metodologia pré-teste e pós-teste para avaliar o progresso da aprendizagem. O jogo possui oito níveis crescentes de dificuldade, baseados em uma sequência didática preparada com base nos conteúdos fundamentais de Química, apresentando os três tipos de aprendizagem significativa descritas por Ausubel, trazendo pares de cartas com conceitos associados, representações e proposições. Foi possível aferir a eficácia do Q-Memória na aprendizagem significativa de conceitos essenciais da disciplina. O modelo sequencial e hierárquico de apresentação das informações tornou possível uma maior estabilidade e clareza, levando os alunos a um melhor entendimento de conceitos mais complexos, a partir dos conceitos mais simples apresentados.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Pubblicato

2017-12-20

Come citare

DUARTE, David Wesley Amado. Q-MEMÓRIA: UM JOGO DIGITAL PARA O ESTUDO DE QUÍMICA. Debates em Educação, [S. l.], v. 9, n. 19, p. 155, 2017. DOI: 10.28998/2175-6600.2017v9n19p155. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/4136. Acesso em: 21 nov. 2024.

Fascicolo

Sezione

Dissertações e Teses

Articoli simili

<< < 40 41 42 43 44 45 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.