O CURRÍCULO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMPO DE CONFLITO ENTRE O "NORMAL" E O "ANORMAL"

Autores

  • Nágib José Mendes dos Santos UFAL-ARAPIRACA

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2011v3n5p25

Resumo

Este artigo tem como finalidade abordar questões referentes ao currículo, sua relação com os conflitos entre a ideia binária de normalidade/anormalidade e o contexto da educação inclusiva. Uma vez que o processo inclusivo apresenta uma série de questões merecedoras de um pouco mais de atenção e exercício reflexivo, se faz necessário pensar no que há por trás da proposta da inclusão das pessoas com deficiência e quais as verdadeiras relações de interesse veladas nesse discurso. Para tal fim, essa temática será discutida fazendo relação com categorias sobre as relações sociais trazidas a tona por Michel Foucault e as concepções pós-estruturalistas acerca do currículo, da cultura, do homem e do conhecimento.

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Publicado

2012-05-27

Como Citar

SANTOS, Nágib José Mendes dos. O CURRÍCULO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CAMPO DE CONFLITO ENTRE O "NORMAL" E O "ANORMAL". Debates em Educação, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 25, 2012. DOI: 10.28998/2175-6600.2011v3n5p25. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/554. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos