EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O BRINCAR COMO FORMA DE INTERVENÇÃO

UNIVERSITY EXTENSION AND SOCIAL TRANSFORMATION: PLAYING AS A FORM OF INTERVENTION

Autores/as

  • Ana Mirelle dos Santos Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Ana Carolina Santana Vieira Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Gabriela Araujo de Lima Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL
  • Milena Alicia da Silva Santos

Palabras clave:

Desenvolvimento infantil, Estimulação precoce, Universidades., Extensão.

Resumen

A Extensão Universitária configura-se como um fundamento acadêmico primordial na formação do discente e funciona como um mecanismo de transformação social. Este estudo tem como objetivo avaliar as ações e o público contemplados pelo Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância durante seus quatro ciclos como extensão universitária. Trata-se de um estudo de caso descritivo, caracterizado por uma abordagem qualitativa. O projeto de extensão já alcançou 600 crianças, através da realização das atividades semanais de estimulação. Além disso, são realizados eventos, palestras, minicursos e publicação de materiais educativos para a comunidade sobre temas importantes relacionados ao desenvolvimento infantil. Durante os ciclos, o projeto contribui para a formação de estudantes e os principais beneficiados são as crianças, através da criação de vínculo e estimulação na forma do brincar, além de seus familiares e cuidadores, atingindo assim o objetivo da extensão universitária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANUNCIAÇÃO, L. L., de LIMA SOUZA, S., DE CARVALHO, R. C., AGUIAR, M. G. G., & ALVES, A. B. L. (2018). A pesquisa-ação como caminho promissor para intervir frente à violência escolar. CIAIQ2018, 2. Disponível em: https://www.proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1776. Acesso em: 09 dez.2023.

CABRAL, T. da S.; OLIVEIRA, VV de S.; BARROS, MC dos S.; RAIMUNDO, AC de L.; MARIANO, DM dos S.; BEZERRA, R. da S.; OLIVEIRA, KCP do N.; VIEIRA, ACS Estimulação precoce na primeira infância: incentivando a cultura de paz em pré-escolares. Revista Brasileira de Revisão de Saúde, [S. l.], v. 6, pág. 19924–19932, 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n6-363. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJHR/article/view/22396. Acesso em: 10 dez. 2023.

DINIZ, E. G. M.; SILVA, A. M. da; NUNES, P. H. V.; FRANCA, W. W. M.; ROCHA, J. V. R. da; SILVA, D. V. S. P. da; SANTOS, V. H. B. dos; ARAÚJO, H. D. A. de; ALBUQUERQUE, M. C. P. de A.; AIRES, A. de L. A extensão universitária frente ao isolamento social imposto pela COVID-19. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 9, p. 72999–73010, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n9-669. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17434. Acesso em: 10 dec. 2023.

DOS SANTOS, A. M.; SANTANA VIEIRA, A. C.; DE ALMEIDA, . L. A. .; DA SILVA SANTOS, M. A. .; DE LIMA SILVA, . G. A. Criança, família e desenvolvimento infantil: experiência durante uma extensão universitária. Revista eletrônica extensão em debate, [S. l.], v. 12, n. 13, 2023. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/15241. Acesso em: 26 jul. 2023.

MÉLO, CB; FARIAS, GD; NUNES, VRR; ANDRADE, TSAB de; PIAGGE, extensão universitária CSLD no Brasil e seus desafios durante a pandemia de COVID-19. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, [S. l.], v. 3, pág. e1210312991, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.12991. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/12991. Acesso em: 9 dez. 2023.

RODRIGUES, ALLima; COSTA, CLNdoA; PRATA, MS; BATALHA, TBS; PASSOS NETO, IdeF. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - SERGIPE, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 141–148, 2013. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/494. Acesso em: 10 dez. 2023.

SILVA, R. de C. R. da; VIEIRA, A. C. S.; RAIMUNDO, A. C. de L. Experiências no projeto de estimulação precoce na primeira infância (PEPPI). Gep News, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 162–170, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/gepnews/article/view/12289. Acesso em: 26 jul. 2023.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1986. 108 p.

Publicado

2024-07-09

Cómo citar

dos Santos, A. M., Santana Vieira, A. C., de Lima Silva, G. A., & da Silva Santos, M. A. (2024). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: O BRINCAR COMO FORMA DE INTERVENÇÃO: UNIVERSITY EXTENSION AND SOCIAL TRANSFORMATION: PLAYING AS A FORM OF INTERVENTION. REVISTA ELETRÔNICA EXTENSÃO EM DEBATE, 13(17). Recuperado a partir de https://seer.ufal.br/index.php/extensaoemdebate/article/view/17018

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

<< < 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.