Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.354-374

Mots-clés :

Linguística aplicada. Didática das línguas. Interacionismo sociodiscursivo. Ensino-aprendizagem de línguas.

Résumé

Este artigo se propõe a discutir a articulação entre a Didática das Línguas e a Linguística Aplicada, a fim de elucidar os entrecruzamentos que essas disciplinas têm ao abordarem a problemática do ensino-aprendizagem de línguas. Para isso, este trabalho traz apontamentos sobre o histórico de constituição dessas disciplinas nos contextos europeu e brasileiro, fazendo dialogar os autores que as definem e destacando como os objetos de estudos, os aportes teóricos e as abordagens foram se modificando e se consolidando ao longo do tempo, em função das demandas sociais envolvidas em cada tradição acadêmica. A partir desses históricos, discute-se a articulação teórico-metodológica entre essas duas disciplinas em pesquisas brasileiras (MACHADO, GUIMARÃES, 2009; LOUSADA, 2017) baseadas no quadro do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999). Com base em um levantamento temático e não exaustivo de pesquisas realizadas ao longo de uma década em um grupo de pesquisa, os resultados apontam para o papel crítico e político que as pesquisas baseadas no ISD sustentam e mostra como esse posicionamento epistemológico encontra respaldo, tanto nos fundamentos da didática das línguas, como nos caminhos atuais da linguística aplicada brasileira.

Téléchargements

Bibliographies de l'auteur-e

Emily Caroline da Silva, Universidade de São Paulo

Departamento de Letras Modernas

Simone Maria Dantas-Longhi, Universidade Federal de Viçosa

Departamento de Letras

Téléchargements

Publié-e

2020-12-15

Comment citer

SILVA, Emily Caroline da; DANTAS-LONGHI, Simone Maria. Ensino-aprendizagem de línguas, trabalho e formação docente: caminhos e pontes entre Linguística Aplicada e Didática das Línguas. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 354–374, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.354-374. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11106. Acesso em: 8 avr. 2025.

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.