Identidade & memória: produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do ensino fundamental

Autores

  • Jennifer Patrícia de Araújo UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • Adna de Almeida Lopes UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202064.33-46

Palavras-chave:

memórias, identidades, textos

Resumo

O trabalho tem como objetivo refletir sobre a produção textual do gênero memória literária desenvolvida por alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma instituição de ensino básico do município de Capela-AL, após realizarem entrevista com um morador do povoado onde vivem. No âmbito metodológico, fizemos uma pesquisa-ação, pois esse tipo de pesquisa privilegia a experiência e a vivência dos participantes que constroem o processo de ensino-aprendizagem no contexto em que estão inseridos. Através da intervenção didática nos textos, com o uso de bilhetes, os alunos refizeram seus escritos, narrando sobre o lugar em que vive e trazendo para o seu texto indícios de memória e identidade coletivas e individuais. Os resultados mostram que as produções dos alunos melhoram significativamente quando os bilhetes são escritos de maneira objetivas e direcionam os alunos para aspectos globais do texto.

 

Identity & memory: writing and rewriting 8th grade elementary school students' texts

This work aims to reflect on the literary memory genre texts written by 8th grade students of a primary education institution located in Capela - Alagoas. These texts were written after an interview carried out by the students with a dweller from their village. Regarding methodology, we chose action-research because it privileges the experience of participants, who can develop the teaching-learning process in the context they inhabit. Through didactic intervention, and using notes, the research subjects rewrote their texts, bringing to it the place where they live and vestiges of individual and collective memory and identity. According to the results, there is significant improvement of students’ texts when the notes are written objectively and draw the students’ attention to global aspects of the text.


DOI: 10.28998/2317-9945.2020n64p33-46

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jennifer Patrícia de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Professora da rede Estadual de Ensino de Alagoas. Formada em Letras pela universidade Federal de Alagoas. Especialista em Língua portuguesa e Literatura brasileira pela Academia Alagoana de Letras. Mestra em Letras pela Universidade Federal de Alagoas. Doutoranda em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco. Atua na área de ensino-aprendizagem de língua materna.

Adna de Almeida Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1991), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1996) e doutorado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Psicolingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, leitura e escrita, escrita, erro e alfabetização.

Downloads

Publicado

2019-09-23

Como Citar

ARAÚJO, Jennifer Patrícia de; LOPES, Adna de Almeida. Identidade & memória: produção e refacção de textos por alunos do 8º ano do ensino fundamental. Revista Leitura, [S. l.], n. 64, p. 33–46, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.202064.33-46. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4545. Acesso em: 18 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.