Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202067.433-444

Palavras-chave:

Microleitura. Ensino de língua materna. Modo de olhar textos. Atividade leitora

Resumo

Nos interstícios entre os estudos de texto e de ensino de língua materna, portanto, no campo de atuação da Linguística Aplicada, este artigo objetiva esboçar um dispositivo de “microleitura” que sirva de parâmetro para a atividade leitora. Mais especificamente, visa a sugerir um modo específico de olhar textos, como uma das vias de acesso aos variados níveis de sentido, atentando para elementos por vezes ignorados e relegados a segundo plano. Com tal abordagem, este estudo oferece uma contribuição acadêmico-pedagógica, respaldando-se em Geraldi (2009), Kleiman (1993, 2007), Antunes (2003), Kleiman e Grande (2015), dentre outros. Espera-se que a proposta formatada sirva de base para outros docentes elaborarem atividades leitoras, sustentando mais uma forma de leitura escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliuse Silva, Universidade Estadual de Santa Cruz

Departamento de Letras e Artes, Área de Língua Portuguesa/Linguística

Downloads

Publicado

2020-12-15

Como Citar

SILVA, Eliuse. Leitura de “miudezas”: um modo de olhar textos. Revista Leitura, [S. l.], n. 67, p. 433–444, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202067.433-444. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11107. Acesso em: 28 dez. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.