Processos de subjetivação em Bagagem, de Adélia Prado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202168.107-122

Palavras-chave:

Poesia. Subjetivação. Outro/outro

Resumo

Nesse artigo, temos como objetivo responder ao problema de pesquisa: Quem é a sujeito-poeta Adélia Prado? Para isso, buscamos identificar nos poemas da referida autora, o modo como ela se constitui enquanto sujeito-poeta, dando visibilidade a heterogeneidade constitutiva de seu dizer. Tomamos como material de leitura a obra intitulada Bagagem a partir de alguns poemas. Como pressuposto teórico-metodológico, mobilizamos com a Análise de Discurso Francesa os conceitos de: poesia, formação discursiva, memória discursiva, autoria, discurso literário, discurso da arte, resistência, heterogeneidades enunciativas. Por meio dos recortes que analisamos pudemos compreender a alteridade que constitui Adélia Prado, o processo de subjetivação da sujeito-poeta.   

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Biografia do Autor

Amanda Maria Bicudo de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Graduada em Letras com habilitação em Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa pelas Faculdades Integradas Teresa D Ávila (2005), especialista em Língua Inglesa (2014) e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2010), Doutora em Ciências da Linguagem na Universidade do Vale do Sapucai (2020). Atualmente é professora no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) - campus Jacareí, lecionando Língua Inglesa e Língua Portuguesa nos cursos de graduação, cursos técnicos e ensino médio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Inglês instrumental, leitura e interpretação de texto, gramática, gêneros discursivos; leitura e escrita em LE (Língua Estrangeira), análise de discurso, formações imaginárias, memória discursiva.

Atílio Catosso Salles, Universidade do Vale do Sapucaí - UNIVÁS

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Atualmente é professor adjunto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Integra projetos de pesquisa interinstitucionais, em âmbito nacional e internacional, como participante e líder. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo. Sua tese "Corpo-em-arte: sujeito, presença e performance" recebeu menção honrosa do Prêmio ANPOLL (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Linguística) de Teses e Dissertações: Luiz Antônio Marcuschi (2018). Em 2018 publicou o livro Discurso e performance. No PPGCL/Univás, coordena o Núcleo de Pesquisas em Linguagem (Nupel) e orienta pesquisas na área de Linguagem e Sociedade, nas linhas de Análise de Discurso, Língua e Ensino e Linguagem, Conhecimento e suas Tecnologias. É vice-diretor da Editora Univás.

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Publicado

2021-04-24

Como Citar

DE SOUZA, Amanda Maria Bicudo; SALLES, Atílio Catosso. Processos de subjetivação em Bagagem, de Adélia Prado. Revista Leitura, [S. l.], n. 68, p. 107–122, 2021. DOI: 10.28998/2317-9945.202168.107-122. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/11121. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

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