Meta-análise de artigos científicos: a abordagem dos propósitos comunicativos no campo das redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202273.72-89Resumo
Este trabalho objetiva investigar como os propósitos comunicativos são analisados em artigos científicos produzidos no campo das redes sociais. Partimos do seguinte questionamento: Até que ponto as análises em artigos científicos voltados para o campo das redes sociais consideram o contexto no momento de consolidação dos propósitos comunicativos? Nossas reflexões tomam como base teórica Swales (1990), Askehave e Swales (2001), Bezerra (2002, 2009), Swales (2004), Biasi-Rodrigues e Bezerra (2012), Bawarshi e Reiff (2013), Belini (2014), Oliveira (2016), Alves Filho (2018) que discutem sobre propósitos comunicativos. A coleta de dados ocorreu por meio de um levantamento bibliográfico, elaborado de maneira virtual, de 11 artigos científicos voltados para o campo das redes sociais, tendo como suporte de pesquisa o Google Acadêmico. Para fins de filtragem de pesquisa, utilizamos os termos “propósito comunicativo e rede social” e “função social dos gêneros e redes sociais” para um melhor direcionamento do corpus. O resultado aponta que há uma inclinação dos estudos em não apontar os propósitos comunicativos e que a abordagem textual e textual/contextual dos propósitos comunicativos tem a mesma ocorrência.