Meta-análise de artigos científicos: a abordagem dos propósitos comunicativos no campo das redes sociais

Autores/as

  • Érica Pires Conde Universidade Federal do Piauí
  • Conceição de Maria Ferreira de Macêdo Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202273.72-89

Resumen

Este trabalho objetiva investigar como os propósitos comunicativos são analisados em artigos científicos produzidos no campo das redes sociais. Partimos do seguinte questionamento: Até que ponto as análises em artigos científicos voltados para o campo das redes sociais consideram o contexto no momento de consolidação dos propósitos comunicativos? Nossas reflexões tomam como base teórica Swales (1990), Askehave e Swales (2001), Bezerra (2002, 2009), Swales (2004), Biasi-Rodrigues e Bezerra (2012), Bawarshi e Reiff (2013), Belini (2014), Oliveira (2016), Alves Filho (2018) que discutem sobre propósitos comunicativos. A coleta de dados ocorreu por meio de um levantamento bibliográfico, elaborado de maneira virtual, de 11 artigos científicos voltados para o campo das redes sociais, tendo como suporte de pesquisa o Google Acadêmico. Para fins de filtragem de pesquisa, utilizamos os termos “propósito comunicativo e rede social” e “função social dos gêneros e redes sociais” para um melhor direcionamento do corpus. O resultado aponta que há uma inclinação dos estudos em não apontar os propósitos comunicativos e que a abordagem textual e textual/contextual dos propósitos comunicativos tem a mesma ocorrência.

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Publicado

2022-08-30

Cómo citar

PIRES CONDE, Érica; FERREIRA DE MACÊDO , Conceição de Maria. Meta-análise de artigos científicos: a abordagem dos propósitos comunicativos no campo das redes sociais. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 73, p. 72–89, 2022. DOI: 10.28998/2317-9945.202273.72-89. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/13252. Acesso em: 14 ago. 2024.