O processo seletivo de Leitores Guimarães Rosa: especificações dos editais e percepção de candidatos sobre critérios de avaliação

Autores

  • Camila Cynara Lima Almeida Università di Bologna
  • Ana Cláudia Fabre Eltermann Peking University
  • Alexandre Ferreira Martins Hankuk University of Foreign Studies

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202378.45-60

Resumo

Este estudo investiga os critérios de seleção de Leitores Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores após um período sem lançamento de editais (2016-2017) e a publicação do edital nº. 37/2018, marco da reestruturação do Leitorado. Notou-se uma progressiva redução tanto na quantidade de inscritos quanto na quantidade de candidatos aprovados em cada edital subsequente (nº. 29/2019, nº. 9/2021, nº. 36/2022). Embora a crescente demanda por maior qualificação dos profissionais possa justificar a diminuição no número de candidatos que atendem aos requisitos de seleção, o objetivo principal deste estudo é compreender por que profissionais brasileiros, apesar de qualificados, são cada vez menos aprovados. Primeiramente, foi realizada uma comparação dos editais mencionados, destacando pontos críticos e mudanças significativas em seus textos. Adicionalmente, foram aplicados questionários com candidatos dos editais de 2018 a 2022. Diante do sentimento de injustiça relatado por parte dos candidatos, busca-se tornar o processo de seleção mais coerente, propondo uma nova Tabela de Análise de Mérito com critérios de pontuação e de avaliação dos candidatos a Leitores Guimarães Rosa. Esta pesquisa revela fragilidades na concepção dos critérios aplicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão responsável pela seleção dos Leitores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Cynara Lima Almeida, Università di Bologna

Mestre em Linguística Aplicada e graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Professora licenciada de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), atua como Leitora do Instituto Guimarães Rosa na Universidade de Bolonha e como professora da Universidade de Florença.

Ana Cláudia Fabre Eltermann , Peking University

Doutora e mestre em Linguística e graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente atua como Leitora na Universidade de Pequim, pelo Instituto Guimarães Rosa. Faz parte do Grupo de Pesquisa em Políticas Linguísticas Críticas e Direitos Linguísticos, da UFSC.

Alexandre Ferreira Martins, Hankuk University of Foreign Studies

Doutor e mestre em Ciências da Linguagem pela Université Montpellier III. Graduado em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e em Licenciatura em Português pela Universidade de Coimbra (Programa de Licenciaturas Internacionais da CAPES). É professor na Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros, na Coreia do Sul, através do Instituto Guimarães Rosa.

Downloads

Publicado

2023-10-23

Como Citar

ALMEIDA, Camila Cynara Lima; ELTERMANN , Ana Cláudia Fabre; MARTINS, Alexandre Ferreira. O processo seletivo de Leitores Guimarães Rosa: especificações dos editais e percepção de candidatos sobre critérios de avaliação . Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 78, p. 45–60, 2023. DOI: 10.28998/2317-9945.202378.45-60. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/16135. Acesso em: 22 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos