O processo seletivo de Leitores Guimarães Rosa: especificações dos editais e percepção de candidatos sobre critérios de avaliação
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202378.45-60Resumen
Este estudo investiga os critérios de seleção de Leitores Guimarães Rosa do Ministério das Relações Exteriores após um período sem lançamento de editais (2016-2017) e a publicação do edital nº. 37/2018, marco da reestruturação do Leitorado. Notou-se uma progressiva redução tanto na quantidade de inscritos quanto na quantidade de candidatos aprovados em cada edital subsequente (nº. 29/2019, nº. 9/2021, nº. 36/2022). Embora a crescente demanda por maior qualificação dos profissionais possa justificar a diminuição no número de candidatos que atendem aos requisitos de seleção, o objetivo principal deste estudo é compreender por que profissionais brasileiros, apesar de qualificados, são cada vez menos aprovados. Primeiramente, foi realizada uma comparação dos editais mencionados, destacando pontos críticos e mudanças significativas em seus textos. Adicionalmente, foram aplicados questionários com candidatos dos editais de 2018 a 2022. Diante do sentimento de injustiça relatado por parte dos candidatos, busca-se tornar o processo de seleção mais coerente, propondo uma nova Tabela de Análise de Mérito com critérios de pontuação e de avaliação dos candidatos a Leitores Guimarães Rosa. Esta pesquisa revela fragilidades na concepção dos critérios aplicados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, órgão responsável pela seleção dos Leitores.