Curadoria e letramentos na formação (CLeF): chaves para a seleção crítica de material digital na educação linguística
Palavras-chave:
Curadoria digital, Letramentos, Translinguagem, Educação LinguísticaResumo
O grupo de pesquisa CLeF - Curadoria e Letramentos na Formação foi vinculado, entre 2022 e 2024, à Universidade Federal do Piauí. Reuniu investigações interessadas em explicitar limites e possibilidades nos processos de curadoria e criação de materiais digitais para a educação linguística (Araújo, 2019; Beviláqua et al, 2021). Para o desenvolvimento de seus trabalhos, teve como ponto de partida a constatação de que o apagamento da criticidade e da colonialidade da linguagem (Veronelli; Daitch, 2021) nas práticas curatoriais interfere no desenho didático ético e estético (Rocha, 2019) de atividades didáticas desenvolvidas por professores/as de línguas em formação e em serviço. Neste artigo, apresentam-se, então, os resultados das pesquisas realizadas pelo grupo que, ancoradas no campo da Linguística Aplicada, debruçaram-se sobre plataformas, mídias sociais, repositórios de recursos educacionais digitais, bem como sobre materiais produzidos em contextos de acolhimento linguístico e social de pessoas em situação de refúgio. Demonstra-se, por fim, como o legado do CLeF permitiu a ampliação e o aprofundamento dos trabalhos realizados na UFPI em outros contextos de atuação e sob as bases da translinguagem, em sua perspectiva heteroglóssica e interessada em subverter ideologias linguísticas e relações de poder estabelecidas (Poza, 2017).
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