O ensino de língua portuguesa e os gêneros do discurso: uma proposta para a escola básica
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.7-22Palavras-chave:
Ensino de Língua Portuguesa. Escola Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais. Gêneros do Discurso. Elevator Pitch ou Conversa de ElevadorResumo
Este artigo resulta da oficina intitulada Gêneros do Discurso e Ensino: da teoria à prática, aplicada por pós-graduandos do Centro Universitário Ritter dos Reis – UniRitter – Porto Alegre/RS, com professores da rede pública, como parte do projeto de extensão Sexta-Feira do Professor. A oficina teve como principal objetivo oportunizar aos docentes a reflexão a respeito dos gêneros discursivos por um viés prático, tendo em vista a recomendação dos PCN’s para o estudo dos gêneros na escola. Desse modo, buscou-se suprir possíveis lacunas e/ou dúvidas dos docentes a respeito do que são os gêneros discursivos e de como desenvolver atividades significativas a partir deles junto ao alunado, de modo a considerar a relação de interlocução estabelecida e o contexto de produção, recepção e circulação, conforme proposto por Bakhtin. A metodologia utilizada teve como base o Elevator Pitch ou Conversa de Elevador, proposta advinda da área empresarial, em que se objetiva vender uma ideia ou produto de forma sucinta e objetiva. Como resultados, pode-se dizer que a oficina atingiu seu objetivo, alinhando o engajamento dos docentes na atividade proposta e no debate suscitado à reflexão a respeito do estudo dos gêneros na escola e das adaptações necessárias a cada contexto de atuação.
Portuguese language teaching and the discourse genres: a proposition for the basic school
This article is the result of a workshop for public school teachers entitled Genres of Discourse and Teaching: from theory to practice, applied by post-graduate students from the Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter - Porto Alegre/RS, as part of the extension project Sexta-feira do Professor (Teacher’s Friday). The main objective of the workshop was to provide teachers with a reflection on the discursive genres from a practical perspective, in resonance with the recommendation of National Curricular Parameters regarding the study of genres at school. In this way, we sought to fill in possible gaps and/or doubts of teachers regarding what are the discursive genres and how to work with them in order to develop meaningful activities for the students, taking into consideration the established interlocution relationship and the production context, reception and circulation, as proposed by Bakhtin. The methodology used was based on the Elevator Pitch, proposed from the business area, which aims to sell an idea or product in a succinct and objective way. As a result, it can be said that the workshop achieved its objective, aligning the teachers' engagement with the proposed activity and the debate concerning the reflection on the study of the genres at school and the adaptations necessary to each context of action.
Keywords: Teaching Portuguese Language. Basic school. National Curricular Parameters. Discourse Genres. Elevator Pitch