O orador Jesus e a construção do ethos durante a pregação do sermão do monte

Autores

  • Max Silva da Rocha Universidade Federal do Piauí (UFPI) http://orcid.org/0000-0002-6333-5532
  • Deywid Wagner de Melo Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Arapiraca)
  • João Benvindo de Moura Universidade Federal do Piauí (UFPI)

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202481.152-166

Palavras-chave:

Argumentação. Imagens de si. Sermão do monte

Resumo

Este trabalho, inserido nos estudos retóricos e argumentativos da linguagem, tem como principal objetivo analisar a construção de imagens de si (ethos), as quais foram despertadas pelo orador Jesus de Nazaré durante a pregação do Sermão do Monte, narrado no Evangelho segundo Mateus, nos capítulos 5, 6 e 7. Para tanto, nos servimos dos postulados teóricos da Retórica, da Argumentação e da Teoria Semiolinguística do Discurso. Os resultados das análises indicam que o referido orador suscitou alguns tipos de ethé, tais como: sério, virtuoso, competente, chefe, solidário, entre outros, com o objetivo de angariar a adesão de seu auditório. Identificamos, também, que essas imagens formuladas discursivamente contribuíram decisivamente para o projeto de influência argumentativa preconizado pelo jovem profeta da Palestina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Silva da Rocha, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutorando em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). 

Deywid Wagner de Melo, Universidade Federal de Alagoas (UFAL/Arapiraca)

Doutor em Linguística, pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Docente efetivo do curso de Letras (UFAL/Arapiraca).

João Benvindo de Moura, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Docente da graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Linguística, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui estágio de Pós-doutorado pela UFMG.

Referências

AMOSSY, R. Da noção retórica de ethos à análise do discurso. In: AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

ARISTÓTELES. Retórica. Trad. E. Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

CHARAUDEAU, P. Discurso político. Tradução F. Komesu e D. Ferreira da Cruz. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2018.

EGGS, E. Ethos aristotélico, convicção e pragmática moderna. In: AMOSSY, Ruth. (Org.). Imagens de si no discurso: a construção do ethos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2019.

EHRMAN, B. Jesus existiu ou não? Rio de Janeiro: Agir, 2014.

FERREIRA, L. A. Introdução: Inteligência retórica e vocalidade: constituição e manutenção do ethos. In: FERREIRA, L. A. (Org.) Inteligência retórica: o ethos. São Paulo: Blucher, 2019, p.10-23.

MAINGUENEAU, D. A propósito do ethos. In: MOTTA, A. R.; SALGADO, L. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2008. p. 11-29.

MAINGUENEAU, D. Retorno crítico à noção de ethos. Letras de Hoje, v. 53, n. 3, p. 321-330, jul.-set. 2018.

MAINGUENEAU, D. Variações sobre o ethos. Tradução M. Macionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2020.

MATEUS. In: A BÍBLIA SAGRADA. Tradução J. F. Almeida. 2. ed. Barueri/SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 1999. 896p. Velho Testamento e Novo Testamento.

MEYER, M. A retórica. Tradução M. N. Peres. São Paulo: Ática, 2007.

REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução I. C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

RENAN, E. Vida de Jesus. Tradução E. M. A. Martins. São Paulo: Editora Martin Claret, [1863] 2004.

Downloads

Publicado

2024-07-27

Como Citar

ROCHA, Max Silva da; MELO, Deywid Wagner de; MOURA, João Benvindo de. O orador Jesus e a construção do ethos durante a pregação do sermão do monte. Revista Leitura, [S. l.], n. 81, p. 152–166, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202481.152-166. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/17223. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.