Adeus, Céu Azul: a constituição da posição-sujeito imigrante no texto fílmico
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.94-105Palavras-chave:
Linguagem, Análise de Discurso, LinguísticaResumo
Este estudo se filia à linha de Análise de Discurso de inspiração pecheutiana e se propõe a analisar o videoclipe de Céu Azul, tomando como referente a decomposição do texto fílmico em níveis descritivos, atravessados por um viés discursivo. Destaca-se que a cidade pode ser tomada como todo significante que se simboliza como lugar discursivo, abrigando posições-sujeito distintas, em relação a um determinado fato histórico: nesse caso exemplar, a atualização da memória conferida à imigração nos grandes centros urbanos e o consequente acontecimento enunciativo que inaugura a posição de não-abrigado. Discute-se a arte como espaço que valida as posições-sujeito imigrantes, ao deslocar o sentido negativo atribuído ao estrangeiro, cristalizado pela memória social, interpelando-o como artista, em contraposição ao seu público. Provém, neste caso, da FD citadina o discurso em que as duas posições em conflito se inscrevem, sem deixar de serem atravessadas pelo lugar da arte, que interpela o sujeito.
Goodbye, blue sky: the constitution of the immigrant subject-position in the filmic text
This study, aligned with Michel Pêcheux’s Discourse Analysis, proposes to analyze the Céu Azul video clip by means of the decomposition of the filmic text in descriptive levels that are intertwined with a discursive perspective. It is emphasized that the city can be understood as a signifier that symbolizes itself as a discursive place, covering distinct subject positions related to a specific event: in this exemplary case, the updating of the memory ascribed to the immigration in large urban centers the resultant enunciative event that inaugurates the not-obligated position. In this process, the Art is understood as a space that validates the immigrant subject-positions – displacing the negative sense attributed to the foreigner, which is crystallized in social memory, – and interpellates him/her as an artist in contrast with his/her audience. In this case, the discourse in which the two conflicting positions are inscribed comes from the city’s DF, and they are entangled with the place of Art which interpellates the subject.
Keywords: Immigrant. Filmic text. Discourse analysis