Adeus, Céu Azul: a constituição da posição-sujeito imigrante no texto fílmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.94-105

Palavras-chave:

Linguagem, Análise de Discurso, Linguística

Resumo

Este estudo se filia à linha de Análise de Discurso de inspiração pecheutiana e se propõe a analisar o videoclipe de Céu Azul, tomando como referente a decomposição do texto fílmico em níveis descritivos, atravessados por um viés discursivo. Destaca-se que a cidade pode ser tomada como todo significante que se simboliza como lugar discursivo, abrigando posições-sujeito distintas, em relação a um determinado fato histórico: nesse caso exemplar, a atualização da memória conferida à imigração nos grandes centros urbanos e o consequente acontecimento enunciativo que inaugura a posição de não-abrigado. Discute-se a arte como espaço que valida as posições-sujeito imigrantes, ao deslocar o sentido negativo atribuído ao estrangeiro, cristalizado pela memória social, interpelando-o como artista, em contraposição ao seu público. Provém, neste caso, da FD citadina o discurso em que as duas posições em conflito se inscrevem, sem deixar de serem atravessadas pelo lugar da arte, que interpela o sujeito.

 

Goodbye, blue sky: the constitution of the immigrant subject-position in the filmic text

This study, aligned with Michel Pêcheux’s Discourse Analysis, proposes to analyze the Céu Azul video clip by means of the decomposition of the filmic text in descriptive levels that are intertwined with a discursive perspective. It is emphasized that the city can be understood as a signifier that symbolizes itself as a discursive place, covering distinct subject positions related to a specific event: in this exemplary case, the updating of the memory ascribed to the immigration in large urban centers the resultant enunciative event that inaugurates the not-obligated position. In this process, the Art is understood as a space that validates the immigrant subject-positions – displacing the negative sense attributed to the foreigner, which is crystallized in social memory, – and interpellates him/her as an artist in contrast with his/her audience. In this case, the discourse in which the two conflicting positions are inscribed comes from the city’s DF, and they are entangled with the place of Art which interpellates the subject.

Keywords: Immigrant. Filmic text. Discourse analysis


DOI: 10.28998/2317-9945.2019n63p94-105

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isaac Costa, Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Downloads

Publicado

2019-06-10

Como Citar

COSTA, Isaac. Adeus, Céu Azul: a constituição da posição-sujeito imigrante no texto fílmico. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 94–105, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201963.94-105. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6569. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.