A propaganda oral radiofônica enquanto gênero textual: implicações argumentativas e referenciais

Autores

  • Maria Francisca Oliveira Santos Universidade Estadual de Alagoas, campus I, Arapiraca; Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió.

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.37-46

Palavras-chave:

Argumentação. Referenciação. Gênero textual spot

Resumo

Os estudos argumentativos da linguagem propiciam a leitura, análise e compreensão do sentido em gêneros, com destaque para os estudos da referenciação, em que objetos de discurso, por serem construídos e reconstruídos na mente dos interlocutores e nas relações sociais, permitem a acessibilidade ao sentido nos mais diversos gêneros. A referenciação é voltada à maneira de introdução de novos elementos em um texto, bem como ações de retomadas por meio de recategorizações manifestadas e não manifestadas lexicalmente no texto. Assim, este trabalho objetiva analisar o gênero textual spot a partir da Linguística Textual, numa perspectiva sociocognitivo-discursiva, tomando o texto como processo, lugar de interação, estabelecendo um diálogo entre elementos argumentativos, com categorias orais e referenciais, considerando como se dá o tecer sociocognitivo do gênero em estudo, permitindo a efetividade dos aspectos argumentativos e referenciais no citado gênero, veiculado em linha radiofônica. A metodologia percorrida é de linha qualitativa com uma análise descritivo-interpretativa, e a pesquisa é realizada com as informações em processo e, tendo como referencial teórico os trabalhos de: Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014), Koch (2004), Fiorin (2015). Os resultados apontam para uma construção no jogo interativo do texto, por meio de pistas argumentativas e referenciais que favorecem a produção do sentido textual.

 

The oral merchandising on the radio as a textual genre: argumentative and referential implications

The argumentative studies of language provide the reading, analysis and understanding of meaning in genres, with emphasis on reference studies, in which objects of discourse, being constructed and reconstructed in the minds of interlocutors and in social relations, allow the access to meaning in different genres. The reference is focused on the way of introducing new elements in a text, as well as actions of reiteration through recategorisations manifested and not manifested lexically in the text. Thus, this work aims to analyze the textual genre spot, based on Textual Linguistics, in a socio-cognitive-discursive perspective, seeing the text as a process, place of interaction, establishing a dialogue between argumentative elements, oral and referential categories, taking into consideration how the socio-cognitive dimension of the studied genre works, allowing the effectiveness of the argumentative and referential aspects in the aforementioned genre which is broadcasted via radio. The methodology employed in this study was the qualitative research with a descriptive-interpretative analysis and it was developed using the information in process, based on the following theoretical framework: Cavalcante, Custódio Filho and Brito (2014), Koch (2004), Fiorin (2015). The results point to a construction in the interactive game of the text, through argumentative and referential cues that contribute to the production of textual meaning.

Keywords: Argumentation. Reference. Textual genre spot


DOI: 10.28998/2317-9945.2019n63p37-46

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Biografia do Autor

Maria Francisca Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas, campus I, Arapiraca; Universidade Federal de Alagoas, campus Maceió.

Mestra e Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE. Possui estágio de Pós-Doutoramento pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Universidade Federal de Alagoas – PPGLL/UFAL. Professora do departamento de Letras da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, campus I Arapiraca. Líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Retórica (CNPq/UNEAL).

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Publicado

2019-06-10

Como Citar

OLIVEIRA SANTOS, Maria Francisca. A propaganda oral radiofônica enquanto gênero textual: implicações argumentativas e referenciais. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 37–46, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201963.37-46. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/6888. Acesso em: 16 set. 2024.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos