Das muitas formas do silêncio: 23 de junho de 1958 e as narrativas de um acidente

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Auriluci Carvalho de Souza Alves
Discente do Programa de Especialização em Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Palavras-chave: Santo Amaro Memória Análise de discurso Silenciamento .

Resumo

A linguagem, em uma de suas faces, sempre foi compreendida como um instrumento socializador da memória e das experiências. É com base nessa proposição que se elegerá a linguagem para refletir sobre a memória e as formas que o silêncio dá ao discurso sobre a explosão ocorrida no Mercado do Bembé, em Santo Amaro da Purificação, Bahia, no ano de 1958. Para o desenvolvimento desse artigo, analisamos os discursos de fragmentos de textos que foram produzidos na época. Nosso objetivo principal foi, à luz de uma proposta interdisciplinar, discutir como essas narrativas produziram uma Memória como resistência ao silenciamento e como as formas do silêncio discursivo atravessaram as narrativas desse acidente. A análise, cuja metodologia se serve de uma perspectiva retórico-discursiva, possibilitou elucidar alguns elementos que são pistas para a compreensão do silenciamento do fato que durou 50 anos (1958-2008).

Biografia(s)

Waleska Rodrigues de Matos Oliveira Martins, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Estudo de Linguagens e doutora em Estudos Literários. Docente do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da UFRB, na área de Literatura e cultura.

Auriluci Carvalho de Souza Alves, Discente do Programa de Especialização em Educação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Graduação em Pedagogia, com especialização em Cidadania e ambientes culturais, também da UFRB.

Como Citar

RODRIGUES DE MATOS OLIVEIRA MARTINS, W.; CARVALHO DE SOUZA ALVES, A. Das muitas formas do silêncio: 23 de junho de 1958 e as narrativas de um acidente. Leitura, [S. l.], n. 66, p. 66–84, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202066.66-84. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/9788. Acesso em: 24 fev. 2024.

Licença

Copyright (c) 2020 Leitura