Estudo exploratório do ethos do locutor das crônicas narrativas de Luis Fernando Veríssimo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202066.344-356

Keywords:

ethos, crônicas, Luiz Fernando Veríssimo.

Abstract

Neste trabalho discutimos os efeitos de sentido advindo da categoria do ethos em análise do discurso a partir da proposta de Mainguineau (1997, 2000). Assumimos que a descrição de um determinado ethos é obtida a partir da depreensão de traços de caráter e corporalidade de um enunciador. O ethos que emerge de tal processo, entre outros efeitos de sentido, dá autoridade ao que é dito. Enfatizamos no texto principalmente os aspectos “éthicos” no que diz respeito à construção de efeitos de sentido por parte desse locutor. Procuramos também relacionar a questão de depreensão do ethos como fruto da subjetividade do interlocutor, a partir de proposta de Auchlin (2001). Para tanto, fizemos uma análise, de caráter exploratório, do ethos do locutor das crônicas narrativas de Luis Fernando Veríssimo, a partir da análise de 10 crônicas. Focalizamos nossa atenção nos recursos utilizados para a construção do efeito humorístico. Discutimos ainda as limitações da depreensão da corporalidade “éthica”, e a problemática da subjetividade do analista na análise do ethos.

 

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Author Biographies

Valdinar Custódio Filho, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professor do curso de Letras de Universidade Estadual do Ceará e do mestrado profissional em Letras (Profletras-UECE)

Débora Liberato Arruda Hissa, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Linguística Aplicada. Professora do Programa de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (PosLA-UECE).

Published

2020-12-12

How to Cite

CUSTÓDIO FILHO, Valdinar; LIBERATO ARRUDA HISSA, Débora. Estudo exploratório do ethos do locutor das crônicas narrativas de Luis Fernando Veríssimo. Revista Leitura, [S. l.], n. 66, p. 344–356, 2020. DOI: 10.28998/2317-9945.202066.344-356. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/10710. Acesso em: 19 dec. 2024.

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