Espanhol como língua adicional em pesquisas do grupo LET: algumas reflexões sobre as suas bases teórico-metodológicas

Authors

  • Flávia Colen Meniconi Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas
  • Rusanil dos Santos Moreira Júnior Instituto Federal de Alagoas – IFAL/Campus Batalha
  • Andrey Ronald Monteiro da Silva Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas

Abstract

O grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET) tem se dedicado aos estudos e investigações acerca da educação, formação de professoras/es e ensino-aprendizagem de línguas, dentro de perspectivas críticas, dialógicas e discursivas fundamentadas nos estudos decoloniais e nas práticas de letramento crítico. Com o objetivo de compreender as percepções construídas pelas/os membras/os do LET acerca dos conceitos de língua/linguagem, língua adicional e Linguística Aplicada, desenvolvemos um estudo qualitativo com foco na pesquisa documental, direcionados pela seguinte problematização: Como as/os membras/os do grupo LET concebem língua/linguagem, língua adicional e Linguística Aplicada em suas pesquisas? Como resultados, encontramos visões comuns, respaldadas nos estudos bakhtinianos e, ao mesmo tempo, atualizadas por cada pesquisadora/or em decorrência desses atravessamentos com vivências, teorias e conhecimentos diversos. Em pesquisas mais recentes, apoiadas/os nos estudos da Linguística Aplicada crítica, transgressiva e in/transdisciplinar e respondendo às propostas teórico-metodológicas do LET, participantes do grupo adotaram o conceito de língua adicional com vistas à formação de cidadãs/aos críticas/os, reflexivas/os e transformadoras/es da realidade social.

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Author Biographies

Flávia Colen Meniconi, Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas- UFAL. Professora Associada do Curso de Letras/Espanhol (FALE/UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). É vice- líder do grupo de pesquisa “Letramento, Educação e Transculturalidade (LET)”.

Rusanil dos Santos Moreira Júnior, Instituto Federal de Alagoas – IFAL/Campus Batalha

Doutor em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Professor EBTT do Instituto Federal de Alagoas – IFAL/Campus Batalha. Membro do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade – LET/CNPq. 

Andrey Ronald Monteiro da Silva, Faculdade de Letras - Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura (PPGLL/FALE/UFAL). Mestre em Letras e Linguística (PPGLL/FALE/UFAL). Graduado em Letras Espanhol pela Universidade Federal de Alagoas. Membro do grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade – LET/CNPq. 

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Published

2024-12-14

How to Cite

COLEN MENICONI, Flávia; DOS SANTOS MOREIRA JÚNIOR, Rusanil; MONTEIRO DA SILVA, Andrey Ronald. Espanhol como língua adicional em pesquisas do grupo LET: algumas reflexões sobre as suas bases teórico-metodológicas. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 128–147, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18022. Acesso em: 19 dec. 2024.

Issue

Section

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont