Espanhol como língua adicional em pesquisas do grupo LET: algumas reflexões sobre as suas bases teórico-metodológicas
Resumo
O grupo de pesquisa Letramentos, Educação e Transculturalidade (LET) tem se dedicado aos estudos e investigações acerca da educação, formação de professoras/es e ensino-aprendizagem de línguas, dentro de perspectivas críticas, dialógicas e discursivas fundamentadas nos estudos decoloniais e nas práticas de letramento crítico. Com o objetivo de compreender as percepções construídas pelas/os membras/os do LET acerca dos conceitos de língua/linguagem, língua adicional e Linguística Aplicada, desenvolvemos um estudo qualitativo com foco na pesquisa documental, direcionados pela seguinte problematização: Como as/os membras/os do grupo LET concebem língua/linguagem, língua adicional e Linguística Aplicada em suas pesquisas? Como resultados, encontramos visões comuns, respaldadas nos estudos bakhtinianos e, ao mesmo tempo, atualizadas por cada pesquisadora/or em decorrência desses atravessamentos com vivências, teorias e conhecimentos diversos. Em pesquisas mais recentes, apoiadas/os nos estudos da Linguística Aplicada crítica, transgressiva e in/transdisciplinar e respondendo às propostas teórico-metodológicas do LET, participantes do grupo adotaram o conceito de língua adicional com vistas à formação de cidadãs/aos críticas/os, reflexivas/os e transformadoras/es da realidade social.
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