Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.308-324Abstract
Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA) para o desenvolvimento do campo do Computer-Assisted Language Learning (CALL) no Brasil, com ênfase na formação de professores e na integração de tecnologias digitais no ensino de línguas. A partir da análise de cinco dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito do GITEA, utilizando a metodologia da Cartografia Complexa, mapeamos os objetivos, metodologias e resultados dessas pesquisas, além de olharmos para os produtos educacionais produzidos. Esses produtos, como cartilhas, portfólios digitais, sequências didáticas e cursos de autoria, não apenas contribuem para a superação de limitações pedagógicas, mas também oferecem alternativas práticas para a transformação dos processos educacionais. A Cartografia Complexa permitiu identificar como essas produções atuam como indicadores de transformação no cenário educacional, uma vez que destacam propostas pedagógicas que acompanham as mudanças sociais e tecnológicas. Dessa forma, demonstram como o GITEA tem impactado o cenário ensino de línguas no sul do Brasil, especialmente a partir do desenvolvimento de ações e pesquisas que buscam responder às demandas da sociedade contemporânea, além de fortalecer a formação docente no contexto de um mundo cada vez mais digital.
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