Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA

Authors

  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • André Firpo Beviláqua Universidade Federal de Pelotas
  • Co Universidade Federal de Roraima
  • Andréa Ad Reginatto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.308-324

Abstract

Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA) para o desenvolvimento do campo do Computer-Assisted Language Learning (CALL) no Brasil, com ênfase na formação de professores e na integração de tecnologias digitais no ensino de línguas. A partir da análise de cinco dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito do GITEA, utilizando a metodologia da Cartografia Complexa, mapeamos os objetivos, metodologias e resultados dessas pesquisas, além de olharmos para os produtos educacionais produzidos. Esses produtos, como cartilhas, portfólios digitais, sequências didáticas e cursos de autoria, não apenas contribuem para a superação de limitações pedagógicas, mas também oferecem alternativas práticas para a transformação dos processos educacionais. A Cartografia Complexa permitiu identificar como essas produções atuam como indicadores de transformação no cenário educacional, uma vez que destacam propostas pedagógicas que acompanham as mudanças sociais e tecnológicas. Dessa forma, demonstram como o GITEA tem impactado o cenário ensino de línguas no sul do Brasil, especialmente a partir do desenvolvimento de ações e pesquisas que buscam responder às demandas da sociedade contemporânea, além de fortalecer a formação docente no contexto de um mundo cada vez mais digital.

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Author Biographies

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem

André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA

Co, Universidade Federal de Roraima

Universidade Federal de Roraima, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA

Andréa Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA

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Published

2024-12-14

How to Cite

RIBAS FIALHO, Vanessa; FIRPO BEVILÁQUA, André; CO; AD REGINATTO, Andréa. Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 83, p. 308–324, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202483.308-324. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18057. Acesso em: 21 jan. 2025.

Issue

Section

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont