Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA

Autores

  • Vanessa Ribas Fialho Universidade Federal de Santa Maria
  • André Firpo Beviláqua Universidade Federal de Pelotas
  • Alan Ricardo Costa Universidade Federal de Roraima
  • Andréa Ad Reginatto Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.202483.308-324

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar as contribuições do Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA) para o desenvolvimento do campo do Computer-Assisted Language Learning (CALL) no Brasil, com ênfase na formação de professores e na integração de tecnologias digitais no ensino de línguas. A partir da análise de cinco dissertações de mestrado desenvolvidas no âmbito do GITEA, utilizando a metodologia da Cartografia Complexa, mapeamos os objetivos, metodologias e resultados dessas pesquisas, além de olharmos para os produtos educacionais produzidos. Esses produtos, como cartilhas, portfólios digitais, sequências didáticas e cursos de autoria, não apenas contribuem para a superação de limitações pedagógicas, mas também oferecem alternativas práticas para a transformação dos processos educacionais. A Cartografia Complexa permitiu identificar como essas produções atuam como indicadores de transformação no cenário educacional, uma vez que destacam propostas pedagógicas que acompanham as mudanças sociais e tecnológicas. Dessa forma, demonstram como o GITEA tem impactado o cenário ensino de línguas no sul do Brasil, especialmente a partir do desenvolvimento de ações e pesquisas que buscam responder às demandas da sociedade contemporânea, além de fortalecer a formação docente no contexto de um mundo cada vez mais digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Ribas Fialho, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem

André Firpo Beviláqua, Universidade Federal de Pelotas

Universidade Federal de Pelotas, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal de Roraima

Universidade Federal de Roraima, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA

Andréa Ad Reginatto, Universidade Federal de Santa Maria

Universidade Federal de Santa Maria, Grupo de Investigações sobre Tecnologias, Ensino e Aprendizagem (GITEA

Referências

BEVILÁQUA, André Firpo. Linguagens e tecnologias a serviço de uma Ética Maior: a produção de Recursos Educacionais Abertos na perspectiva dos Letramentos Críticos. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Programa de Pós-Graduação em Letras, Universidade Católica de Pelotas, 2017.

COSTA, Alan Ricardo; FIALHO, Vanessa Ribas; BEVILÁQUA, André Firpo; OLIVEIRA, Eduarda. 10 anos de Jornada de Elaboração de Materiais, tecnologias e Aprendizagem de Línguas: estado da arte. In: LEFFA, Vilson José; FIALHO, Vanessa Ribas; BEVILÁQUA, André Firpo; COSTA, Alan Ricardo. (Org.) Tecnologias e ensino de línguas: uma década de pesquisa em Linguística Aplicada. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2020, v. 1, p. 19-43.

COSTA, Alan Ricardo; CAMPOS PELLANDA, Nize Maria; FIALHO, Vanessa Ribas. A Cartografia complexa enquanto método de pesquisa na Linguística Aplicada: esboçando e avaliando um conceito. Ideação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 5–26, 2022. DOI: 10.48075/ri.v24i1.25272. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ideacao/article/view/25272. Acesso em: 12 ago. 2024.

FREIRE, Maximina Maria. A interação e simulação computadorizada: uma proposta em CALL. 1992. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 1992.

GUATTARI, Félix; ROLNIK, Suely. Micropolítica: Cartografias do desejo. Petrópolis: Editora Vozes. 1996.

LEFFA, Vilson José. A aprendizagem de línguas mediada por computador. In: Vilson J. Leffa. (Org.) Pesquisa em Linguística Aplicada: temas e métodos. Pelotas: Educat, 2006, p. 11-36.

PAIVA, Vera Menezes de Oliveira e. Tecnologias digitais no ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista da ABRALIN, v. 18, n. 1. 2019.

PELLANDA, Nize Maria Campos; BOETTCHER, Dulci Marlise; PINTO, Maira Meira. Viver/Conhecer na perspectiva da Complexidade: Experiências de pesquisa. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017.

REIS, Susana Cristina dos. Do Discurso à Prática: Textualização de pesquisas sobre o Ensino de Inglês mediado por Computador. 242f. 2010. Tese. (Doutorado em Letras). Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, 2010.

ROLNIK, Suely. Cartografia Sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Editora Sulinas, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-14

Como Citar

RIBAS FIALHO, Vanessa; FIRPO BEVILÁQUA, André; COSTA, Alan Ricardo; AD REGINATTO, Andréa. Cartografia Complexa do Ensino de Línguas Mediado por Tecnologias Digitais: reflexões sobre as contribuições do GITEA. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 83, p. 308–324, 2024. DOI: 10.28998/2317-9945.202483.308-324. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18057. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont