O Simulacro e a Cópia de Botticelli: relações entre o Corcunda e a Vênus no conto de Rubem Fonseca

Authors

  • Fellipe Ernesto Barros Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201249.157-170

Keywords:

Rubem Fonseca, Literatura, História da Arte, Simulacro, Poética

Abstract

Este trabalho propõe-se a uma análise geral do conto de Rubem  Fonseca (2001), intitulado “O Corcunda e a Vênus de Botticelli”, em que o autor dá vida a um corcunda prolixo, exibido e estrategista que objetiva seduzir uma bela mulher utilizando-se de poesia como estratégia de sedução e erotismo. Para tanto, observamos a relação que se estabelece entre os objetos copiados e representados em referências à obra literária de Victor Hugo (Notre Dame de Paris) e à pintura de Botticelli (Nascimento de Vênus), configurando-se o diálogo entre linguagens da pintura, da literatura, do modelo platônico sobre simulacro e da Poética de Aristóteles.

 

DOI: https://doi.org/10.28998/rl.v1i49.949

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Fellipe Ernesto Barros, Universidade Federal de Alagoas

Mestrando em Estudos Literários do PPGLL, da
Universidade Federal de Alagoas.

How to Cite

BARROS, Fellipe Ernesto. O Simulacro e a Cópia de Botticelli: relações entre o Corcunda e a Vênus no conto de Rubem Fonseca. Revista Leitura, [S. l.], v. 1, n. 49, p. 157–170, 2013. DOI: 10.28998/2317-9945.201249.157-170. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/949. Acesso em: 14 aug. 2024.

Similar Articles

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.