O ISF-UFS e a formação de professores crítico-reflexivos
DOI:
https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.25-42Resumen
Lançado em 2012, o programa Inglês sem Fronteiras passou por redefinições de escopo, incluindo, em 2014, a formação de professores como uma de suas metas. Desde o início do programa, com o objetivo de preparar os bolsistas para os cursos presenciais ministrados para alunos e servidores da IES, o Núcleo de Línguas (NucLi) da UFS vem trabalhando com a formação de professores, na perspectiva de preparar os bolsistas para um ambiente que privilegia a formação de professores críticos reflexivos, envoltos em discussões que giram em torno do pós-método, do ensino comunicativo, do letramento crítico e de questões culturais e identitárias associadas ao ensino de uma LE. Assim sendo, é objetivo deste artigo fazer um levantamento das ações desenvolvidas no IsF-UFS e analisar a percepção de dois ex-bolsistas sobre o processo formativo pelo qual foram expostos, tendo sido utilizado, para a pesquisa, questionários. A partir das informações colhidas, as impressões dos professores pesquisados comprovaram uma mudança nas suas concepções sobre língua e ensino de línguas.