O ISF-UFS e a formação de professores crítico-reflexivos

Autori

  • Elaine Maria Santos, Rodrigo Belfort Gomes Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201861.25-42

Abstract

Lançado em 2012, o programa Inglês sem Fronteiras passou por redefinições de escopo, incluindo, em 2014, a formação de professores como uma de suas metas. Desde o início do programa, com o objetivo de preparar os bolsistas para os cursos presenciais ministrados para alunos e servidores da IES, o Núcleo de Línguas (NucLi) da UFS vem trabalhando com a formação de professores, na perspectiva de preparar os bolsistas para um ambiente que privilegia a formação de professores críticos reflexivos, envoltos em discussões que giram em torno do pós-método, do ensino comunicativo, do letramento crítico e de questões culturais e identitárias associadas ao ensino de uma LE. Assim sendo, é objetivo deste artigo fazer um levantamento das ações desenvolvidas no IsF-UFS e analisar a percepção de dois ex-bolsistas sobre o processo formativo pelo qual foram expostos, tendo sido utilizado, para a pesquisa, questionários. A partir das informações colhidas, as impressões dos professores pesquisados comprovaram uma mudança nas suas concepções sobre língua e ensino de línguas.

 

DOI: www.dx.doi.org/10.28998/2317-9945.2018v2n61p25-42

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Pubblicato

2018-07-24

Come citare

RODRIGO BELFORT GOMES, Elaine Maria Santos,. O ISF-UFS e a formação de professores crítico-reflexivos. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 61, p. 25–42, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201861.25-42. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/5473. Acesso em: 19 dic. 2024.