O referencial artístico na lírica de Michelangelo Buonarroti: a relação arte/poesia a partir do soneto Non ha l´ottimo artista alcun concetto (151)

Auteurs-es

  • Leandro Cauneto Universidade Estadual de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201454.164-178

Mots-clés :

Lírica, Michelangelo

Résumé

Michelangelo Buonarroti, em sua lírica, remeteu-se com frequência ao tema da arte. Por conta disso, sua poesia viu-se muitas vezes submetida a uma leitura demasiadamente atenta ao aspecto temático, na tentativa de se extrair daí uma teoria ou reflexão do artista sobre sua prática – perdendo-se de vista, nesse processo, aspectos formais e retóricos que, mais propriamente literários, definem sua lírica enquanto tal. Nesse sentido, tenho por objetivo compreender o funcionamento das referências artísticas de Michelangelo no quadro amplo de sua poética, procurando oferecer uma nova perspectiva da relação entre seus versos e suas obras artísticas, a partir da análise do famoso poema Non ha l’ottimo artista alcun concetto (151).

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2014v2n54p164-178

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Publié-e

2018-04-18

Comment citer

CAUNETO, Leandro. O referencial artístico na lírica de Michelangelo Buonarroti: a relação arte/poesia a partir do soneto Non ha l´ottimo artista alcun concetto (151). Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 54, p. 164–178, 2018. DOI: 10.28998/2317-9945.201454.164-178. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/2283. Acesso em: 19 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Estudos Literários