Quem comemora o dia das mães: discurso, mídia e gênero

Autori

  • Samuel Barbosa Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.28998/2317-9945.201963.83-93

Parole chiave:

Capital, Mulher, Discurso

Abstract

A mídia – principalmente a televisiva – tem se utilizado da mulher para promover o consumo em seus anúncios a fim de atender às necessidades da lógica do mercado capitalista. Neste trabalho, identificamos na sociedade hodierna discursos que lidam com a representatividade da mulher. Sendo assim, temos por objetivo desvelar os efeitos de sentido que são construídos sobre o lugar e as funções sociais ocupadas pela mulher (mãe) na atualidade. Utilizamos o aporte teórico da Análise de Discurso (doravante AD), ancorada no materialismo histórico , composta pelo discurso como objeto de análise da materialidade discursiva

 

Who celebrates mother’s day: discourse, media, and gender

The media – especially television – has used women in their ads to promote consumption in order to meet the needs of the capitalist market logic. In this work, we identify in today’s society many discourses which deal with the representation of women. Thus, we aim to unveil the meaning effects regarding the place and social functions occupied by the woman (mother) in the present day. We use the theoretical contribution of Discourse Analysis (hereinafter AD), which is anchored in historical materialism and understands discourse as the object of analysis of the discursive materiality.

Keywords: Capital. Woman. Discourse

 

DOI: 10.28998/2317-9945.2019n63p83-93

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Pubblicato

2019-06-10

Come citare

SILVA, Samuel Barbosa. Quem comemora o dia das mães: discurso, mídia e gênero. Revista Leitura, [S. l.], v. 2, n. 63, p. 83–93, 2019. DOI: 10.28998/2317-9945.201963.83-93. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/7196. Acesso em: 17 set. 2024.

Fascicolo

Sezione

Estudos Linguísticos

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