Devir algoritmo: usos do CHAT-GPT em aulas de argumentação

Autores

  • Isadora Machado UFBa

Resumo

O educador cubano José Martí nos convoca a “conhecer as forças do mundo” a fim de “fazê-las trabalhar”, ao invés de apenas valorar as mudanças como boas ou más. As Inteligências Artificiais (doravante IA) são, sem dúvida, uma das “forças” do contemporâneo. Há, no entanto, muito a ser debatido e compreendido ainda. Dentre as tecnologias de IA, as assim chamadas inteligências artificiais gerativas, como o Chat-GPT, têm se tornado cada vez mais populares no ambiente acadêmico. Diante desse cenário e das reflexões desenvolvidos na GrupA – Grupo de Práticas em Semântica e Discurso (UFBA/CNPq), passei a me perguntar sobre os modos de construir o programa de uma disciplina que ministro para os cursos de Letras da Universidade Federal da Bahia - Estratégias Argumentativas em Língua Portuguesa. Esse questionamento, unindo preocupações de ensino e de pesquisa, me conduziu à construção da sequência didática que ora apresento e discuto nesse artigo, e que apliquei durante dois semestres consecutivos no ano de 2023. Junto às práticas pedagógicas de Paulo Freire, retomamos diferentes autores a fim de construir essa sequência didática em quatro etapas: a) tematização; b) problematização; c) avaliação; e d) transvaloração. As conclusões do artigo discutem a precarização dos letramentos das classes trabalhadoras no capitalismo algorítmico, ao passo que apontam a possibilidade de produzir fissuras no ritual ideológico.

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Biografia do Autor

Isadora Machado, UFBa

Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Líder da GrupA (Grupa de Práticas em Semântica e Discurso). Mestra e Doutora em Linguística pela Unicamp. Estágio doutoral na Université Sorbonne-Nouvelle. Pós-doutorado em Semântica.

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Publicado

2024-12-14

Como Citar

MACHADO, Isadora. Devir algoritmo: usos do CHAT-GPT em aulas de argumentação. Revista Leitura, [S. l.], n. 83, p. 384–399, 2024. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/18086. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Grupos de pesquisa em línguas no Brasil: reflexões teórico-metodológicas em cont