Turismo criativo como estratégia de desenvolvimento: o caso de União dos Palmares, Alagoas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N1.A11746pp.264-28611746

Palavras-chave:

Turismo, Valorização cultural, Pequenas cidades, Desenvolvimento urbano, União dos Palmares

Resumo

O turismo criativo é uma evolução do turismo cultural e consiste na criação de produtos turísticos, em que o visitante tem uma maior aproximação dos valores, costumes e tradições da comunidade local. Essa conexão em um espaço pleno de história e simbolismo, pode produzir aprendizados mútuos e assim contribuir para a preservação do patrimônio cultural e para o desenvolvimento sócio territorial. No caso paradoxal de serem espaços ricos de cultura e história, mas pobres em termos financeiros, as pequenas comunidades em áreas rurais podem, de uma forma criativa, produzir alternativas econômicas. Este artigo busca, portanto, contribuir com a discussão e valorização da história, do patrimônio cultural e das produções culturais, no chamado turismo criativo, a partir do exemplo do município de União dos Palmares, com baixo nível de desenvolvimento humano e urbano, em Alagoas, por este ser um destino turístico pouco valorizado, diante de sua importância histórica, cultural e social. Este trabalho se constitui de três partes, na primeira é discutido o conceito de turismo criativo e sua relação com o desenvolvimento urbano. Na segunda parte é exposta uma análise físico-territorial do município, considerando os aspectos relacionados à história, geografia, economia, infraestrutura, sociedade e cultura. Na terceira são apresentadas algumas ideias que poderiam compor um plano de turismo criativo para União de Palmares, com propostas de melhorias na infraestrutura urbana e novos produtos turísticos criativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Magalhães Cavalcante, Universidade Federal de Alagoas

Mariana Cavalcante é formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas (2019) e em Gestão de Turismo pela Universidade Estácio de Sá (2019). Realizou Graduação Sanduíche em Estudios en Arquitectura na Universidad de Zaragoza, Espanha (2014-2015) e está cursando MBA em Comunicação e Marketing de Turismo pela Universidade Estácio de Sá. Já trabalhou na Gerência de Design e Artesanato da SEDETUR/AL. Atualmente é Cofundadora do Projeto Alagoas, uma plataforma digital que visa compartilhar informações e experiências vinculadas a natureza, cultura e gastronomia alagoana. Tem interesse nas áreas de Turismo Criativo, Patrimônio Cultural, Marketing Turístico e Planejamento Regional e Urbano. 

Débora de Barros Cavalcanti Fonseca, Universidade Federal de Alagoas

Débora de Barros Cavalcanti Fonseca é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Alagoas. Obteve o título de Mestre em Arquitetura na Université Catholique de Louvain e PhD em Planejamento Urbano na London School of Economics and Political Science. É professora e pesquisadora da Faculdade de  Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projetos de Planejamento e Espaço Urbano, nas seguintes áreas: desenvolvimento socio territorial, urbanismo social e inclusivo, pobreza urbana, direito a cidade e políticas habitacionais.

Downloads

Publicado

07-05-2021

Como Citar

Cavalcante, M. M., & Fonseca, D. de B. C. (2021). Turismo criativo como estratégia de desenvolvimento: o caso de União dos Palmares, Alagoas. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 11(1), 264–286. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N1.A11746pp.264-28611746

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

<< < 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.