Representações sociais, mito e imaginário no Complexo Turístico do Barreiro em Araxá (MG)
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V11.N.A12685pp.172-19012685Palavras-chave:
Araxá. Complexo do Barreiro. Representações sociais. Turismo.Resumo
Este artigo busca compreender como os membros da Associação de Artesãos e Doceiros de Araxá, município de porte médio localizado no triângulo mineiro, percebem as dinâmicas turísticas que se dão no entorno do Complexo do Barreiro e suas relações com elementos históricos e culturais do local, notadamente o Grande Hotel de Araxá e o mito da Dona Beja. No referencial teórico utilizamos os conceitos de representações coletivas, turismo, imaginário e mito. De natureza qualitativa, empregamos neste estudo a análise documental, o trabalho de campo e entrevistas semiestruturadas para refletir sobre a maneira como os artesãos do Complexo do Barreiro organizam suas experiências a partir de duas importantes coordenadas espaço-temporais: a alta e a baixa temporada. Os resultados mostram que a maior presença de turistas na alta estação é um fator central na organização do pensamento dos artesãos, assim como no ordenamento de suas relações com outros atores sociais, como moradores ou mesmo outros artesãos. O mito de Dona Beja mostra-se, também, como um importante recurso na elaboração das narrativas dos artesãos e na constituição do imaginário turístico de Araxá.
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