Turismo de experiência: compondo significados, memórias e recordações de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil.

Autores

  • Daniela Sottili Garcia Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Ludmila Henrique Menzinger Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Djanires Lageano Neto de Jesus Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Débora Fittipaldi Gonçalvez Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.
  • Cássia Barbosa Reis Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N02.A13539pp.146-16413539

Palavras-chave:

turismo de experiência, elementos culturais

Resumo

As localidades brasileiras vêm buscando revelar no mercado turístico suas características endêmicas do ponto de vista sociocultural e ambiental, como principais atrativos ao deslocamento voluntário de seus visitantes. Nessa oportunidade são oferecidas vivências e sentidos únicos gerados na interação do povo local com os visitantes. Assim, o presente artigo buscou identificar elementos do turismo de experiência no Mercado Municipal Antônio Valente (Mercadão) considerado um atrativo turístico em Campo Grande, capital do estado de Mato Grosso do Sul. Utilizou-se de abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada aplicada aos 19 respondentes visitantes no Mercadão e posteriormente transcritas. A amostra foi determinada pela saturação dos dados. Os dados foram tabulados pelo Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com os resultados pode-se identificar elementos culturais de Mato Grosso do Sul, que contribuem para a ocorrência do Turismo de Experiência nesse local de estudo, assim como também possíveis diferenciais que este oferece aos seus visitantes e turistas, destacando-se a variedade de produtos ofertados que simbolizam a cultural local, entre elas, a cuia, a bomba e erva mate ou de tereré, o pastel, inclusive de carne de jacaré, além das variadas farinhas de mandioca.

 

Palavras-chave: Turismo de experiência. Mercado Municipal Antônio Valente. Elementos culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Sottili Garcia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2000); Especialista em Gestão de Turismo, Hotelaria e Eventos pela UNIDERP (2003), Mestre em Geografia - Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005), Doutora em Geografia - Território, Cultura e Representação pela Universidade Federal do Paraná (2013). Professora Assistente Efetiva da UEMS - Curso de Turismo , Unidade Universitária de Campo Grande. Atualmente coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Gestão de Turismo da UEMS - Unidade Universitária de Campo Grande. Atuação nas áreas de Políticas Públicas de Turismo, Sistema de Turismo, Destinos Turísticos, Imagem, Identidade e Cultura em Turismo e Estágio em Turismo. Pesquisadora do Grupo de pesquisa GEOFRONTTER da UEMS; 

Ludmila Henrique Menzinger, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Aluna do curso de graduação de Turismo.Bolsista de Pibic no curso de Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – UEMS, Brasil

Djanires Lageano Neto de Jesus, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduações em Pedagogia, Administração e Turismo; Especialização em Gestão Empreendedora de Negócios; Mestrado em Geografia (Linha de Pesquisa em Desenvolvimento Regional) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS; Doutorado em Geografia (Linha de Pesquisa Produção e Transformação do Espaço Urbano-Regional) pela Universidade Federal do Paraná - UFPR; Pós-doutorando em Educação pelo PPGE da UCDB.  Professor Efetivo no Curso de Turismo da UEMS - UUCG.

Débora Fittipaldi Gonçalvez, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Graduação em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco (2000) e Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitario da Grande Dourados - UNIGRAN (2018), especialização em Metodologia do Ensino Superior pelo Centro Universitárioda Grande Dourados - UNIGRAN (2003), Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau (2008) e Doutora em Desenvolvimento Regional pela Universidade Regional de Blumenau FURB - SC (2016), Doutorado Sanduiche na Universidade de Barcelona (UB) no Programa de Gestión de La Cultura y El Patrimonio com bolsa da CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (Processo N. 99999.002266/2014-04), pesquisadora na linha de Estado, Sociedade e Desenvolvimento do território, membro do Grupo de Pesquisa Ethos, Alteridade e Desenvolvimento - GPEAD.Estagio pós doutoral na Universidade Nacional de Jujuy - Argentina.Pós-doutoranda no Programa de Pós Graduação Strictu - Senso em Desenvolvimento Local - UCDB. Atualmente é docente e coordenadora do Curso de Turismo - Unidade Universitaria de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Cássia Barbosa Reis, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Maringá (1990), com especialização em saúde coletiva (1995), mestrado (2005) em Saúde Coletiva, doutorado (2012) e pós-doutorado (2018) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, membro de comissão municipal de Sistematização da Assistência de Enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde de Dourados, professora convidada da Universidade Federal da Grande Dourados para a residência multiprofissional e residência em enfermagem obstétrica. 

Referências

ARAUJO, C. et al. Políticas de turismo: a percepção do empreendedor local em relação ao turismo no Vale do Café fluminense. Observatório de Inovação do Turismo - Revista Acadêmica. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas - FGV. v. 4. n.1. 2009.

ARCA – Arquivo histórico de Campo Grande. Imagens da História: Revista do Arquivo Histórico de Campo Grande, Campo Grande MS: Nº15, 2011.

AYRES, F. M. Análise da paisagem e o ordenamento territorial Municipal, por meio do zoneamento ecológico-econômico. Campo Grande MS: Universidade Anhanguera – UNIDERP, 2018.

COATES, V. et al. On the Future of Technological Forecasting. North-Holland: Elsevier Science, 2001.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DESTINOS NOTAVEIS. Oque fazem em Campo Grande – MS. Disponível em: https://destinosnotaveis.com.br/o-que-fazer-campo-grande-ms/. Acesso em: 04 set. 2020.

DIÁRIO MS NEWS. Conhecendo Campo Grande - Mercadão Municipal. Disponível em: https://diariomsnews.com.br/noticias/turismo/conhecendo-campo-grande-mercadao-municipal-1431. Acesso em: 10 jun. 2020.

ELIAS, J. J. Marketing: o modelo dos 4ps. In: SITE do Curso de Administração da FACECAP. [S.l.]. [2000]. Disponível em: Acesso em: 2 nov. 2010.

FIALHO, F. Mato Grosso do Sul. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2014.

FONTANELLA, B.J.B. et al. Amostragem por saturação em pesquisas qualitativas em saúde: Contribuições teóricas. São Carlos SP: Universidade Federal de São Carlos, 2008.

FUNDAÇÃO DE TURISMO DE MATO GROSSO DO SUL – FUNDTUR. FUNDTUR, 2022. Disponível em http://www.turismo.ms.gov.br/conheca-ms/mapa-turistico-do-ms/ Acesso em 10 de abril de 2022.

SEMAGRO. Perfil estatístico de Mato Grosso do Sul. Campo Grande – MS: BDE, 2018.

GARCIA, D. S. Identidade Cultural e imagem Turística projetada da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2013.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, D. F. Turismo de experiência, cultura e desenvolvimento: uma relação possível para o Pantanal Mato-Grossense na Sub-Região de Miranda. Blumenau: Universidade Regional de Blumenau, 2016.

IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Campo Grande. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/campo-grande/panorama>. Acesso em: 09 mar. 2020, 17:39.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 5 ed. São Paulo: Atlas,1998

LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: Ed. UCS, 2003.

LI, Yinping. Geographical consciousness and tourism experience. Annals of Tourism Research, [S.I.],v. 27, Issue 4, p.863–883, out. 2000. Disponível em:<http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0160738399001127>. Acesso em: 29 fev. 2020.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACHADO, C. M. N. et al. Os 4 P’s do Marketing: uma Análise em uma Empresa Familiar do Ramo de Serviços do Norte do Rio Grande do Sul. Mato Grosso do sul: EX SEGeT, 2012.

MARINHO, M. et al. Campo Grande- Imagens de um século. Campo Grande: Editora Zagaia, 1999.

MENDES DA SILVA, C. K. A importância do Turismo para o desenvolvimento econômico do estado do Espírito Santo. Vitoria: Universidade Federal do Espírito Santo, 2004.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil: Módulo Operacional 7: Roteirização Turística. Brasília: 2007.

MINISTERIO DO TURISMO. Turismo Cultural: Orientações básicas. Brasília: 2010.

MINISTÉRIO DO TURISMO. Tour da experiência. 2006. Disponível em: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.turismo.gov.br/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Estudo_de_Caso_Tour_Experiencia.pdf&ved=2ahUKEwji9fiA6sXsAhUWEbkGHaAsAysQFjAAegQIAxAC&usg=AOvVaw2ETo7JEXO1GEqduu0_xiXj. Acesso em: 21 out 2020.

MONTEIRO, J. O, Monteiro, J. O. Novas tendências no mercado turístico: Análise de algumas agências de viagens online no Brasil. Rio de Janeiro. CEFET, 2014.

NETTO, A. P.; Gaeta, C. Turismo de Experiência. São Paulo: Senac, 2010.

PECCINI. R. A Gastronomia e o Turismo. Caxias do Sul: Revista Rosa dos Ventos, 2013.

SEBRAE. Turismo de Experiência. Recife: CCS gráfica e editora, 2015.

SEBRAE. Turismo em MS. Comportamento dos Empresários. Disponível em: https://datasebrae.com.br/wp-content/uploads/2019/12/Comportamento-e- expectativas-dos-Empres%C3%A1rios-do-Turismo-em-MS.pdf. Acesso em: 07 mar. 2020, 12:13.

WRIGHT, J.T.C. & amp; SPERS, R.A.G. O país no futuro: aspectos metodológicos e cenários. Estudos Avançados, 2006.

YOSHIDA. Nelson D. Análise Bibliométrica: um estudo aplicado à previsão Tecnológica. Disponível em https://www.revistafuture.org/FSRJ/article/viewFile/45/68. Acesso em 15 de mar 2019.

Downloads

Publicado

22-12-2022

Como Citar

Garcia, D. S., Henrique Menzinger, L. ., Lageano Neto de Jesus, D., Fittipaldi Gonçalvez, D., & Barbosa Reis, C. (2022). Turismo de experiência: compondo significados, memórias e recordações de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(02), 146–164. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N02.A13539pp.146-16413539

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.