Os visitantes do Pelourinho como públicos dos museus do Centro Histórico de Salvador: caracterizando experiências sensoriais
DOI:
https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V13.N.A14070pp.164-18614070Palavras-chave:
Museus; Estudo de público; Análise sensorial; Turismo. Pelourinho – Salvador.Resumo
A pesquisa tem como objetivo analisar possíveis relações entre visitantes do Pelourinho e público dos museus estabelecidos no Centro Histórico de Salvador, a partir da análise sensorial. A pesquisa está centrada no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia e no Museu Tempostal. Em termos metodológicos, a pesquisa é de cunho bibliográfico, descritiva, apoiada na abordagem qualiquantitativa. No que se refere aos procedimentos de coleta de dados, aplica questionário por meio de aplicativo de mensagem. Os resultados obtidos apontam que a visitação aos museus do Pelourinho não se configura como uma atividade de interesse da maioria dos participantes da pesquisa, e que outras diversas atrações do Centro Histórico de Salvador despertam maior interesse dos públicos, provavelmente em função do apelo aos sentidos da visão, da audição, do olfato, do paladar e do tato. Conclui que os museus têm papel fundamental e contributivo no turismo cultural de Salvador, mas que ainda carecem deste reconhecimento e ações mais contundentes de investimento e divulgação da sua existência, história e potencialidade da diversidade dos acervos neles encontrados. Além disso, considera os estudos de públicos como instrumento de gestão pública e da gestão interna dos museus e que a análise sensorial como aliada para pensar as pesquisas com os mais diversos tipos de públicos.
Downloads
Referências
CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. Exposição em Museus e a relação com o público: o processo de comunicação e transferência da informação Mestrado em Ciência da Informação. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro/Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, 1998.
CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. As transformações da relação museu e público: a influência das tecnologias da informação e comunicação no desenvolvimento de um público virtual. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT, 2005.
CARVALHO, Rosane Maria Rocha de. A relação do museu com o público do seu jardim: a contribuição dos estudos de público. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 10., 2009, João Pessoa. Anais [...] João Pessoa: UFPB-Universidade Federal da Paraíba, 2009.
COELHO, Julia Richard Bicudo. Arquitetura sensorial: o relacionamento dos sentidos humanos com as construções arquitetônicas. 2019. 111 f. Monografia (graduação).
Universidade Presbiteriana Mackenzie. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. São Paulo, 2019. Disponível em: https://dspace.mackenzie.br/handle/10899/21081. Acesso em 25 jun. 2022.
COSTA, Luciana Ferreira da. Museologia no Brasil, século XXI: atores, instituições, produção científica e estratégias. João Pessoa: CCTA, 2018.
COSTA, Luciana Ferreira da; BRIGOLA, João Carlos Pires. Hábito cultural de visitar museus: estudo de público sobre o Museu do Homem do Nordeste, Brasil. Revista Iberoamericana de Turismo- RITUR, Penedo, v. 4, Número Especial, p. 124-141, 2014. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/1501. Acesso em 25 jun. 2022.
CURY, Marília Xavier. A pesquisa acadêmica de recepção de público em museus no Brasil: estudo preliminar. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., João Pessoa. Anais [...], João Pessoa: UFPB, 2015. p. 1-20.
DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. ICOM: São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.icom.org.br/wp-content/uploads/2014/03/PDF_Conceitos-Chave-de- Museologia.pdf. Acesso em: 30 jun. 2022.
DICIONÁRIO AURÉLIO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 1. ed. 9ª imp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
DUARTE, Natalia. Análise sensorial. 2016. Disponível em: https://www.academia.edu/27989957/An%C3%A1lise_Sensorial. Acesso em: 2 jul. 2022.
GUERREIRO, Goli. A cidade imaginada: Salvador sob o olhar do turismo. Revista Gestão e Planejamento, Salvador, ano 6, n. 11, p. 06-22, jan./jun. 2005, Disponível em:
https://core.ac.uk/download/pdf/234555749.pdf. Acesso em 25 jun. 2022.
GOMES, Talita Veiga. Estudo de público e não público em museus soteropolitanos. 2016. 193 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2016.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Salvador. 2017.
Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ba/salvador/panorama. Acesso em 24 jun. 2022.
KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. Público, o X da questão? A construção de uma agenda de pesquisa sobre os estudos de público no Brasil. Museologia & Interdisciplinaridade. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília, v.1, n. 1, jan./jul. 2012, p. 209–235. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/view/12643. Acesso em: 26 jun. 2022.
LEMOS, Carlos Alberto Cerqueira. O que é patrimônio histórico. São Paulo: Editora Brasiliense, 1981.
LIMA, Mariana R. C. Percepção visual aplicada à arquitetura e à iluminação. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2010.
MINIM, Valéria Paula Rodrigues. Análise sensorial: estudos com consumidores. Viçosa: UFV, 2006.
MORAES, J. N. L. Museus e público(s): a centralidade da relação público(s)-museu nos debates contemporâneos da museologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2019.
MOREIRA, Fernando João de Matos. Uma reflexão sobre o conceito de público nos museus locais. Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia, n. 3, IBRAM, Rio de Janeiro, 2007. p.101-108. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp- content/uploads/2011/01/Musas3.pdf. Acesso em 24 jun. 2022.
MUSEU DE ARQUEOLOGIA ETNOLOGIA. Sobre. Salvador, Universidade Federal da Bahia, [s.d.]. Disponível em: http://www.mae.ufba.br/content/sobre. Acesso em 26 jun. 2022.
PALLASMAA, Juhani. Os olhos da pele: a arquitetura e os sentidos. Porto Alegre: Bookman, 2011.
POLLI, Paula Gabbi; RIGON, Matheus José; BRITO, Leonardo de Oliveira; ALMEIDA, Maristela Moraes de. Análise sensorial do lugar na perspectiva de Juhani Pallasmaa: um estudo de caso na Praia do Pontal, Florianópolis (SC). Revista 5% Arquitetura + Arte, ano 16, v. 01, n. 22, p. 1-23, jul./dez., 2021. Disponível em: http://revista5.arquitetonica.com/ojs/index.php/revista5/article/view/176/240. Acesso em 25 jun. 2022.
SANTOS, Jucelia Bispo dos. Espaços públicos e construção de discursos: o Pelourinho como expressão da baianidade. Cordis. Comunicação, Modernidade e Arquitetura, n. 8, jan./jun. pp.
-212, 2012. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/cordis/article/view/12927. Acesso em: 26 jun. 2022.
SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA E TURISMO. Pesquisa de perfil e satisfação do turista. Salvador: Prefeitura Municipal, 2019. Disponível em: http://www.observatorioturismo.salvador.ba.gov.br/images/perfil- turista/Pesquisa_Perfil_Turista_Consolidado_2019_-_Relatrio_e_Grficos_Amostra_Total.pdf. Acesso em 26 jun. 2022.
SUZARTE, Jaqueline. Salvador deve receber 3,6 milhões de turistas durante o verão, diz secretário. A Tarde, Salvador, 14 de dezembro de 2019. Disponível em: https://atarde.com.br/bahia/bahiasalvador/salvador-deve-receber-36-milhoes-de-turistas- durante-o-verao-diz-secretario-1103850. Acesso em 26 jun. 2022.
UNITED NATIONS EDUCATIONAL, SCIENTIFIC AND CULTURAL ORGANIZATION. Historic Centre of Salvador de Bahia. World Heritage Convention. [s.d.]. Disponível em: https://whc.unesco.org/en/list/309/. Acesso em 26 jun. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).