A cooperação no desenvolvimento de destinos turísticos: importância como política pública e como instrumento propulsor na comercialização de produtos turísticos locais.
Palavras-chave:
Cooperação, destinos, comercialização, política pública.Resumo
Desde 2003, os planos nacionais de turismo pouco alteraram a direção sobre a importância dos processos endógenos de comercialização de produtos turísticos nos destinos brasileiros, por meio da cooperação. A responsabilidade compartilhada parte, em tese, do envolvimento dos atores sociais e agentes econômicos que efetivamente geram emprego e renda localmente. Com método exploratório, o presente artigo analisa e discute o turismo, fenômeno social e atividade econômica, como constituído por uma complexa cadeia de valor, abordando a relação entre cooperação, comercialização e desenvolvimento de destinos turísticos. A demanda por processos endógenos que sejam efetivamente reconhecidos e fomentados como parte central da política pública, deve corresponder a uma agenda mais inclusiva a fim de que o turismo no Brasil possa avançar de forma sustentada e responsável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).