This is an outdated version published on 2022-06-29. Read the most recent version.

As impressões sensoriais do destino Recife de acordo com influenciadores de viagens da plataforma YouTube

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N1.A12365pp.4-3412365

Keywords:

Marketing sensorial, Ambiente estético, Influenciadores de viagens, YouTube, Recife.

Abstract

Após o surgimento do conceito de estética que compreende que os clientes respondem ao ambiente de venda do produto, percebido através dos cinco sentidos, serviços que dependem do ambiente, tal como a atividade turística, passaram a adotar práticas de divulgação atreladas a esse ideal, como um exemplo o marketing sensorial, a fim de se sobressair frete a concorrência. Com base nesse contexto, o estudo buscou analisar as impressões sensoriais do destino Recife, segundo a visão da experiência contida em vídeos do YouTube postados por influenciadores de viagens em seus respectivos canais. Portanto, o estudo pode ser considerado qualitativo e descritivo, que utilizou o método de análise de conteúdo a partir da transcrição dos áudios dos vídeos selecionados. Como resultado, observou-se que os youtubers optam por experiências de imerção na cultura local, e utilizaram frequentemente dos sentidos da audição, paladar, tato e visão durante sua estada em Recife.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Milena da Silva Leite Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Maior titulação: Bacharelado em turismo;

Instituição de maior titulação: Universidade Federal de Pernambuco;

Pais de realização da titulação: Brasil.

Principal cargo profissional desempenhado: Estudante;

Principal instituição de vinculação: Universidade Federal de Pernambuco;

Pais da instituição: Brasil. 

 

Luis Henrique de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Maior titulação: Doutorado;

Instituição de maior titulação: Universidade de Aveiro;

Pais de realização da titulação: Portugal.

Principal cargo profissional desempenhado: Professor adjunto;

Principal instituição de vinculação: Universidade Federal de Pernambuco;

Pais da instituição: Brasil. 

 

Published

2022-06-29

Versions

How to Cite

Barbosa, M. da S. L., & de Souza, L. H. (2022). As impressões sensoriais do destino Recife de acordo com influenciadores de viagens da plataforma YouTube. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 12(1), 4–34. https://doi.org/10.28998/10.28998/RITURritur.V12.N1.A12365pp.4-3412365

Issue

Section

Artigos

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.