A Reputação online da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, São Paulo, Brasil

Authors

  • Daiane Mavian da Silva SENAC,Brasil
  • Rosana Nogueira de Oliveira Universidade Estadual de Goias
  • Marinês da Conceição Walkowski Universidade Federal do Paraná
  • André Riani Costa Perinotto UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Keywords:

Reputação, Festa da Flores e Morango, Alimentação, Turismo

Abstract

A proposta do presente estudo é a análise da reputação da Festa das Flores e Morangos, que ocorre na cidade de Atibaia em São Paulo. Os dados foram levantados das avaliações feitas pelos visitantes da festa, no site TripAdvisor com um recorte temporal de um ano, isto é, de setembro de 2017 a setembro de 2018. A pesquisa caracteriza-se como quantitativa, descritiva, documental e de fonte secundária uma vez que utiliza os dados secundários e os apresenta em números. A compilação das informações foi realizada com base nas categorias e avaliações já apresentadas no site TripAdvisor, contudo foi elaborado um roteiro de entrevistas com as perguntas escolhidas pelos autores de forma que as avaliações venham a ajudar a traçar um perfil do evento. Como resultados da pesquisa foi notado que há uma preponderância de visitantes da região Sudeste. Concernente ao valor dos ingressos e à variedade da oferta gastronômica, apesar de quase metade dos respondentes não terem avaliado sobre os temas, apenas uma pequena parte não se mostrou satisfeita com a variedade gastronômica. Reforçando a atitude positiva para o grau de satisfação, quase a metade dos respondentes fizeram uma avaliação positiva do evento. Este trabalho visa contribuir com informações para um futuro visitante, mesmo após dois anos sem a edição do evento por conta da COVID-19 e ajudar os organizadores do evento a identificar pontos críticos auxiliando-os no planejamento das próximas edições da festa

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Daiane Mavian da Silva, SENAC,Brasil

Graduada em Turismo e técnica em Guia de Turismo, após atuação como consultora de viagens adquiriu experiência internacional atuando com guiamentos e Alimentos e Bebidas. Especialista em Gastronomia (SENAC), Especialização em Administração Hoteleira Senac. Atualmente recebe grupos de estrangeiros e atua no administrativo de uma indústria de sorvetes

Rosana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual de Goias

Técnica em hospedagem, graduada em Turismo e em Direito. Especialista em gestão dos serviços da hospitalidade, especialista em Docência na educação profissional e tecnológica. Aluna da especialização em Desenvolvimento regional Planejamento Turístico na UEG/GO. Desenvolve pesquisas juntamente com grupo de estudo - Pibic nas áreas mobilidade e transporte no Instituto Federal de Goiás-IFG/GO e atua como secretária executiva da presidência de um Sindicato.

Marinês da Conceição Walkowski, Universidade Federal do Paraná

Professora colaboradora na Universidade Federal do Paraná – UFPR. Doutora em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Realizou estágio de doutorado no exterior (Universidade de Lisboa). Pós-Doutorado em Turismo e Hotelaria (Universidade do Vale do Itajaí), Mestre em Arquitetura e Urbanismo (Universidade Federal de Santa Catarina), Bacharel em Turismo (Faculdade Estácio de Sá de Santa Catarina).

André Riani Costa Perinotto, UFDPar - Universidade Federal do Delta do Parnaíba

Doutor em Ciências da Comunicação (processos midiáticos) - UNISINOS. Professor Associado - D.E. (Efetivo) no Curso de Turismo da Universidade Federal do Delta do Parnaíba - UFDPar. Professor Permanente do Mestrado em Turismo da UFPR e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

References

ALIMAN, Nor Khasimah et al. Tourists¡ satisfaction with a destination: An investigation on visitors to Langkawi Island. International Journal of Marketing Studies, v. 8, n. 3, p. 173-188, 2016. Disponível em: https://10.5539/ijms.v8n3p173. Acesso em: 16 de fevereiro de 2023.

AMORIM, T. Reputação online em festivais: um estudo sobre a percepção de qualidade dos serviços da Oktoberfest Blumenau Online reputation in festivals: a study on the perception of quality of services at Oktoberfest Blumenau Reputación online en festivales: un estudio sobre la percepción de la calidad de los. 2022.

AKGUNDUZ, Y.; COŞAR, Y. Motivations of event tourism participants and behavioural intentions. Tourism and hospitality management, v. 24, n. 2, p. 341-358, 2018. Disponível em: https://thm.fthm.hr/images/issues/vol24no2/7_Akgunduz_Cosar.pdf. Acesso em: 30 de Jan. 2023.

ANTUNES, L. E. C.; BONOW, S. Anuário do Morango. Revista Campo & Negócio-Hortifruti. Uberlândia-MG. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/222342/1/Antunes-Anuario-HF-2021-pag-87.pdf. Acesso em: 08 de out. 2021.

ANTUNES, L. E. C. CARVALHO, G. L.; SANTOS, A.M.; A cultura do morango - 2. ed. rev. e ampl. – Brasília, DF : Embrapa Informação Tecnológica, 2011. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128281/1/PLANTAR-Morango-ed02-2011.pdf. Acesso em 15 de out. 2021.

AYEH, J. K.; AU, N.; LAW, R. “Do we believe in TripAdvisor?” Examining credibility perceptions and online travelers’ attitude toward using user-generated content. Journal of Travel Research, v. 52, n. 4, p. 437-452, 2013. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0047287512475217?casa_token=JccJQvskJmgAAAAA:kMAu45FDEVxkJsQUTZukkEqhS-mA7dV_ICsfVrtTWEAQ8n0FI5ELWTrgJo3V6cfWqYC7G_pfuJZ7aw. Acesso em: 01 de fev. 2023.

AKTÜRK, H.; AKBABA, A. Local Food Festivals Within the Scope of Destination Branding. Cobanoglu, C.; Corte, V. D.; In: Advances in global services and retail management: Volume 2. (2021). Advances in global services and retail management: University of South Florida M3 Center Publishing environmental, Volume 2. Anaheim Publishing. 2021.

BARBOSA, A. Festa das Flores e do Morango de Atibaia é adiada pelo segundo ano consecutivo. Redação Digitais. Pontifícia Universidade Católica. Campinas. Disponível em: https://digitais.net.br/2021/10/festa-das-flores-e-do-morango-de-atibaia-e-adiada-pelo-segundo-ano-consecutivo/. Acesso em: 08 de out. 2021.

BARBOSA, L. M.; CORIOLANO, L. N.; Internet e redes: articulações do turismo comunitário In: BENI, M. C. Turismo: planejamento estratégico e capacidade de gestão: desenvolvimento regional, rede de produção e clusters. Barueri: Manole, 2012. 628p.

BENI, M. C. Política e estratégia do desenvolvimento regional: planejamento integrado e sustentável do turismo. Revista Turismo em Análise. v. 10 n. 1, 1999.

BJERG, L. A.; LARREA, M.; PACHIANA, G. TIC y su integración de la realidad virtual como herramienta para la educación y el turismo. El caso de la Fortaleza Protectora Argentina (Bahía Blanca, Argentina). 5º Congresso Latino-Americano de Investigação Turística. São Paulo, 2012. Disponível em: http://cs.uns.edu.ar/~mll/web/files/papers/Paper%20TIC%20en%20educaci%C3%B3n-mll%20v3.pdf. Acesso em: 09 de jan. 2023.

BLANCO, Manuel Vladimir Vega. CALDERÓN, Frankz Alberto Carrera; Impacto de Internet en el sector Turístico. Revista UNIANDES Episteme, v. 4, n. 4, p. 477-490, 2017. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6756378. Acesso em: 11 de fev. 2023.

BRASIL, 2022. Ministério do Turismo. Boletim de Inteligência do Mercado de Turismo. Turismo Gastronômico, 9a. edição, junho/2022. Brasília/DF. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/programa-nacional-de-turismo-gastronomico/BIMT9TURISMOGASTRONMICO.pdf. Acesso em: 22 de jan. 2023.

CALDERÓN, F. A. C.; FALCÓN, V. Impacto de Internet en el sector Turístico Impact of Internet in tourism industry. UNIANDES EPISTEME: Revista de Ciencia, Tecnología e Innovación, v. (4). Núm. (4), 2017. p. 477-490. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6756378. Acesso em: 14 de set. 2021.

CANTON, A. M. Eventos: ferramenta de sustentação para as organizações do terceiro setor. Ed. Roca, 2002.

CORRÊA, C.; HANSEN, D. R. Qualidade de serviços em restaurantes de São Paulo premiados pelo TripAdvisor: análise do conteúdo gerado pelo usuário. Revista Hospitalidade, 2015, 271–290. Disponível em: Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/558. Acesso em: 14 de set. 2021.

CONTI, J.B.; História de Atibaia. Vl. II Atibaia: Editora Grosse, 2001.

CUNHA, K. B.; OLIVEIRA, L. V. A gastronomia enquanto atrativo turístico-cultural. Revista Anápolis Digital, 2(1), 2022, 1-17. Disponível em: https://vidigal.ouropreto.ifmg.edu.br/wp-content/uploads/sites/12/2016/02/A-GASTRONOMIA-ENQUANTO-ATRATIVO-TUR%C3%8DSTICO-CULTURAL.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2023.

CRESCENCIO, M.; GONÇALVES, A. L.; TODESCO, J. L. Um processo de classificação de Texto: Análise de sentimento das opiniões no TripAdvisor sobre a atração Oktoberfest Blumenau. In: Anais do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação–ciki. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.48090/ciki.v1i1.867 Acesso em: 04 de fev. 2023.

DE SANT'ANA, R. O.; DE OLIVEIRA, A. F. B.; FERREIRA, L. V. F. Memória, Identidade e Patrimônio: Uma Análise Dos Comentários Postados no site TripAdvisor sobre a casa da Tapioca (Rio Grande do Norte, Brasil). Rosa dos Ventos, v. 12, n. 4, p. 965-981, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.18226/21789061.v12i4p965. Acesso em: 04 de fev. 2023.

DINIS, M. G.; COSTA, C. M. M.; PACHECO, O. M. R. Aplicação da análise da Web no Turismo: o caso do Turismo do Alentejo. International Journal of Marketing, Communication and New Media, n. 2, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.54663/2182-9306. Acesso em: 04 de fev. 2023.

FILIERI, R., MCLEAY, F. E-WOM and Accommodation: An Analysis of the Factors That Influence Travelers’ Adoption of Information from Online Reviews. Journal of Travel Research, (2014), 53(1), 44–57. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0047287513481274. Acesso em: 04 de fev. 2023.

FILIERI, R.; ALGUEZAUI, S.; MCLEAY, F. Why do travelers trust TripAdvisor? Antecedents of trust towards consumer-generated media and its influence on recommendation adoption and word of mouth. Tourism management, v. 51, p. 174-185, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.tourman.2015.05.007. Acesso em: 01 de fev. 2023.

FREDO, C. E; OTANI, M. N; VERDI, A. R.; RAMOS, R. C. Circuito das Frutas: Caracterização Sócio Econômica. Revista Informações Econômicas, SP, v. 42, 2012. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/LerTexto.php?codTexto=12401. Acesso em: 03 de fev. 2023.

FREITAS, L. B. A.; MONDO, T. S.; SOARES, J. C. Comentarios de los turistas respecto a la “Passarela do Caranguejo” desde la perspectiva de los destinos turísticos inteligentes, Revista Turydes: Turismo y Desarrollo, n. 28, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7811839. Acesso em: 04 de fev. 2023.

GÂNDARA, J. M. G., BREA, J. A. F., & MANOSSO, F. Calidad de la experiencia en los hoteles termales de Galicia, Espana: un analisis atraves de la reputacion on line. Estudios y Perspectivas en Turismo, 22, 2013, 492-525.

GÂNDARA, José Manoel Gonçalves; GIMENES, M. H. S. G.; MASCARENHAS, R. G. Reflexões sobre o Turismo Gastronômico na perspectiva da sociedade dos sonhos. Segmentação do mercado turístico–estudos, produtos e perspectivas. Barueri: Manole, p. 179-191, 2009.

GOTTEMS, A. L. Cientistas descobrem o "mapa" genético do morango. Portal Agrolink. Disponível em: https://www.agrolink.com.br/noticias/cientistas-descobrem-o--mapa--genetico-do-morango_416696.html. Acesso em: 06 de mar. 2021.

GRETZEL, U., WERTHNER, H., KOO, C., & LAMSFUS, C. Conceptual foundations for understanding smart tourism ecosystems. Computers in Human Behavior, 50, 2015, 558-563.

HENRIQUES, S. Trabalho apresentado no Seminário de Investigação Métodos e Técnicas de Recolha e Tratamento de Dados. Programa de Doutoramento em Análise de Dados em Ciências Sociais (2009-2010). ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, 2012. Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/4859/3/Pesquisa%20extensiva_SH-2012.pdf. Acesso em: 09 jan. 2023.

HJALAGER, A.; RICHARDS, G. Tourism and gastronomy. London: Routledge, 2002.

HUANG, C. D., GOO, J., NAM, K., & Yoo, C. W. Smart Tourism Technologies in Travel Planning: The Role of Exploration and Exploitation. Information & Management. 54, 72017, 57- 770. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.im.2016.11.010. Acesso em: 04 de fev. 2023.

HUGHES, G. Food, tourism and Scottish heritage. In: Leslie, D. Tourism and leisure – cultura, heritage and participation. Brighton: LSA, 1995. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/322925141_Tourism_and_Gastronomy/link/5cd28a67a6fdccc9dd93a5ae/download. Acesso em: 04 de fev. 2023.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. População no último censo (2010). Rio de Janeiro, 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/atibaia/panorama. Acesso em: 11 de fev. 2023.

KIM, Woohyuk; KIM, Sung-Bum; PARK, Eunhye. Mapping tourists’ destination (dis) satisfaction attributes with user-generated content. Sustainability, v. 13, n. 22, p. 12650, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/22/12650. Acesso em: 01 de fev. 2023.

LEITE, J. C. L., DOS SANTOS, S. R., & LEITE, Â. R. L. Os impactos econômicos da Covid-19 no setor de turismo do Maranhão. Revista Turismo & Cidades, 2, 2020, 104-122. Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/turismoecidades/article/view/15182. Acesso em: 04 de fev. 2023.

LEITE, F. T. Metodologia científica: métodos e técnicas de pesquisa: monografias, dissertações, teses e livros. São Paulo: Ideias e Letras, 2008.

LEE, I.; ARCODIA, C. The Role of Regional Food Festivals for Destination Branding. International Journal of Tourism Research, (2011). 13(4), 355–367. Disponível em: https://doi.org/10.1002/jtr.852. Acesso em: 26 de Jan. 2023.

LEKOVIĆ, Ksenija et al. Cognitive component of the image of a rural tourism destination as a sustainable development potential. Sustainability, v. 12, n. 22, p. 9413, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su12229413. Acesso em: 16 de Fev.2023.

LONDOÑO, M.; GEORGESCU-PAQUIN, A.; ARCOS-PUMAROLA, J. Food festivals as builders of the image of a tourist destination. Journal of Policy Research in Tourism, Leisure and Events. 14. 1-17. (2022). 10.1080/19407963.2022.2076690. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/361853770_Food_festivals_as_builders_of_the_image_of_a_tourist_destination. Acesso em: 26 de jan. 2023.

MARÍA-DOLORES, S. M. M.; BERNAL, G. J. J. B.; MELLINAS, J. P. Los hoteles de la región de Murcia ante las redes sociales y la reputación online. Revista de Análisis Turístico, 13, 2012, 1-10. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Juan-Mellinas/publication/268333052_Los_hoteles_de_la_Region_de_Murcia_ante_las_redes_sociales_y_la_reputacion_online/links/5491dc5e0cf2484a3f3e0652/Los-hoteles-de-la-Region-de-Murcia-ante-las-redes-sociales-y-la-reputacion-online.pdf. Acesso em: 04 de fev. 2023.

MARCELINO, N. C. Lazer: concepções e significados. Belo Horizonte: Licere, 1998.

MAYER, V. F.; SILVA, A. M.; BÁRCIA, L. C.. A Imagem do Rio de Janeiro Projetada por Turistas em uma Mídia Social: experiência, qualidade e valor. Revista Turismo Em Análise, 2017, 28(2), 271. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.1984-4867.v28i2p271-295. Acesso em: 04 de fev. 2023.

MARCHIORI, E.; CANTONI, L. The online reputation construct: Does it matter for the tourism domain? A literature review on destinations' online reputation. Information Technology & Tourism, 2011, 13, 139-159. Disponível em: https://doi.org/10.3727/109830512X13283928066715. Acesso em: 04 de fev. 2023.

MINASSE, M. H. S. G. Para turista ver (e provar): dos usos do patrimônio gastronômico no contexto do turismo. Tessituras – Revista de Antropologia e Arqueologia, 3(2), 175- 194. 2015.Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/tessituras/article/view/6039/4941. Acesso em: 04 de fev. 2023.

MINASSE, M. H. S. G. Atrativos Gastronômicos da Cidade de São Paulo: uma análise preliminar. São Paulo, 2014.

MONTARDO. S. P.; ROCHA, P. J. Netnografia. Incursões metodológicas na cibercultura. E-Compós. Revista Nacional de Programas de Pós-Graduação em Comunicação. v. 4. Disponível em: https://www.e-compos.org.br/e-compos/article/view/55. Acesso em: 16 de fev. 2022.

MONTARDO, S. P.; PASSERINO, L. M. ESTUDO DOS BLOGS A PARTIR DA NETNOGRAFIA: POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES. RENOTE, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14173. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14173. Acesso em: 11 fev. 2023.

NEVES, M. F.; PINTO, M. J. A. Mapeamento e Quantificação da Cadeia de Flores e Plantas Ornamentais do Brasil. São Paulo: OCESP, 2015. Disponível em: https://www.ibraflor.com.br/_files/ugd/b3d028_021591d828b1420d9db98c730ad85e2a.pdf. Acesso em: 23 de jan. 2023.

OBA, Diego B. Colonização Japonesa no Estado de São Paulo: Mobilidade e Organização Espacial - 1908 a 1924. Trabalho de Conclusão de Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Unesp, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/Cliente/Downloads/oba_db_me_bauru%20(1).pdf. Acesso em 08 de janeiro de 2023.

ÖNDER, I., GUNTER, U., GINDL, S. Utilizing Facebook Statistics in Tourism Demand Modeling and Destination Marketing. Journal of Travel Research, (2020), 59(2), 195–208. Disponível em: https://doi.org/10.1177/0047287519835969.

OLIVEIRA, M. J. T. 36ª edição da Festa das Flores e do Morango acontece no interior de São Paulo. O Diário do Turismo. 6 de setembro de 2016. Disponível em: https://diariodoturismo.com.br/36a-edicao-da-festa-das-flores-e-do-morango-acontece-no-interior-de-sao-paulo/. Acesso em: 06 de jan. 2023.

PANOSSO NETTO, A.; OLIVEIRA, J. L. S.; SEVERINI, V. F. Do overtourism à estagnação. Reflexões sobre a pandemia do Coronavírus e o turismo. Cenário: Revista Interdisciplinar Em Turismo E Território, 8(14), 2020, 17-34. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/003006623. Acesso em: 04 de fev. 2023.

PANOSSO NETTO, A. Book review: The business of Tourism Management. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. São Paulo. v. 2, 4 ed, 2008, p. 130-136. Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v2i4.122. Acesso em: 04 de fev. 2023.

PORTELA, R. Atibaia, em São Paulo, passa a ser a Capital Nacional do Morango. Agência Senado. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2022/06/28/atibaia-em-sao-paulo-passa-a-ser-a-capital-nacional-do-morango. Acesso em: 05 de jan. 2023.

Prefeitura da Estância de Atibaia. Turismo de Atibaia recebe fluxo de 160 mil pessoas durante o mês de julho. Atibaia, 01 de setembro de 2022. Disponível em: http://www.prefeituradeatibaia.com.br/noticia/atibaia-registra-fluxo-de-160-mil-pessoas-no-mes-de-julho/#:~:text=Depois%20de%20dois%20anos%20da,nos%20locais%20pesquisados%20no%20per%C3%ADodo. Acesso em: 23 de jan. 2023.

Redação interna. Jornal O Atibaiense. Tradicional Festa das Flores e Morangos de Atibaia é adiada (2020, 17 de junho). Acesso em: 04 de fev. 2022. Disponível em: https://site.oatibaiense.com.br/2020/06/tradicional-festa-de-flores-e-morangos-de-atibaia-e-adiada.

SANTOS, S. R.; SILVA, G. P. F.; SANTOS, J. S.; FREITAS, L. B. A. Turismo e o contexto pandêmico: análise sobre os tours virtuais nas redes sociais oficiais do destino turístico Maranhão (Brasil). RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 11(1), 2021, 223-238. https://doi.org/10.2436/20.8070.01.199. Acesso em: 04 de fev. 2023.

SÃO PAULO. Secretaria de Turismo. Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos. São Paulo, 2021.

SAKURAI, C. Tensões dentro de um mesmo grupo: os japoneses do pósguerra e os antigos imigrantes. Anais, p. 1-23, 2016. Disponível em: http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1328/1292. Acesso em 23 de jan. 2023.

SILVA, B. O potencial do TripAdvisor para a gestão e qualidade de serviços de hospitalidade: uma análise das avaliações sobre a rede hoteleira Meliá Brasil 21. Trabalho de conclusão de Curso (bacharelado em Turismo) - Brasília-DF, 2020. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/27022/1/2020_BrunaDosSantosRessiguierDaSilva_tcc.pdf. Acesso em: 18 de jan. 2023.

SILVA, E.; PAULO, E.; COELHO, Costa, E.; PERINOTTO, A. O Aplicativo TripAdvisor e as Reclamações Online Realizadas Pelos Turistas: Uma Visão dos Empreendimentos Gastronômicos em Fortaleza CE. Podium Sport, Leisure And Tourism Review, 7(3), 2018, p. 370-389. Disponível em: https://doi.org/10.5585/podium.v7i3.214. Acesso em: 09 de jan. 2023.

SILVA, E. F. O. da. Lembranças gustativas e alimentação em mulheres entre 60 e 80 anos. Dissertação. Mestrado em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, Brasil, 2014.

SOLOMON, M. O comportamento do consumidor: comprando, possuindo e sendo. Porto Alegre: Bookman, 2011.

SCHLUTER, R. Turismo y patrimonio gastronômico – una perspectiva. Buenos Aires: CIET, 2006.

TAKEUCHI, M. Y. A comunidade japonesa no Brasil (1908-1924). Quistos étnicos ou espaços de identidade imigrante. Storicamente, v. 4, 2008, p. 1897-1945.

TSUNECHIRO, A.; PINO, F. A. Agricultores Nikkeis no Estado de São Paulo. Informações Econômicas, SP, v. 43, n.1, jan./fev. 2013. Disponível em: https://www.cati.sp.gov.br/projetolupa/estudos_lupa/AgricultoresNikkeis-IE-0113.pdf. Acesso em: 23 de jan. 2023.

YE, Q., LAW, R., GU, B., CHEN, W. The influence of user-generated content on traveler behavior: An empirical investigation on the effects of e-word-of-mouth to hotel online bookings. Computers in Human Behavior, (2011), 27(2), 634–639. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.chb.2010.04.014. Acesso em: 23 de jan. 2023.

TAECHARUNGROJ, V. User-generated place brand identity: Harnessing the power of content on social media platforms. Journal of Place Management and development, 2019. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/JPMD-11-2017-0117/full/html?casa_token=rxSm5Wh6nrkAAAAA:mGlqLUAaC2-tL9LKnz_p3emf1zdTQgvDn8ME2JqJOjmERCsvQjtFOG7XQkkQ6L-d7BC-zuogPE3rCoT_lPKM16PHUAfCXIh-_P2hMAK6pGX3WJMp5rrD. Acesso em: 01 de fev. 2023.

Published

2023-12-11

How to Cite

Silva, D. M. da ., Oliveira, R. N. de ., Walkowski, M. da C. ., & Perinotto, A. R. C. (2023). A Reputação online da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, São Paulo, Brasil. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 13(2), 225–248. Retrieved from https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/15200

Most read articles by the same author(s)

Similar Articles

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.