Métodos e técnicas de pesquisa em comportamento do consumidor no turismo
Palabras clave:
Turismo, Comportamento do consumidor, Pesquisa, Métodos e técnicasResumen
Este estudo tem por objetivo apresentar uma revisão sistemática das produções científicas voltadas ao comportamento do consumidor em turismo, a fim de identificar os métodos e técnicas utilizados no desenvolvimento de tais pesquisas. Para alcançar este propósito, adotou-se metodologia qualitativa descritiva, cuja coleta de dados se deu com base no procedimento ProKnow-C. A partir das bases científicas “Publicações de Turismo”, “SciELO” e “Mendeley”, obteve-se 150 resultados. Após alguns processos de filtragem, chegou-se a uma amostra final de 37 artigos válidos. Foi estabelecido um recorte temporal de 5 anos, portanto, analisou-se publicações entre 2015 e 2020. A análise da amostra foi realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011). Os resultados mostraram que, quanto aos métodos de pesquisa, o survey foi o mais recorrente, estando presente em 6 estudos. No tocante às técnicas, a maior presença foi do questionário, identificado em 21 pesquisas, seguido da entrevista, com recorrência em 9 trabalhos. Verificou-se que o ano de 2017 apresentou maior quantidade de pesquisas sobre o tema (11 publicações). Além disso, em relação aos periódicos, identificou-se que a revista Turismo - Visão e Ação foi a mais producente, com 6 publicações sobre o assunto no período analisado. Julga-se necessário que os pesquisadores invistam em estudos de natureza sistemática, a fim de avaliar com mais frequência a qualidade da produção científica sobre o comportamento do consumidor em turismo, para que seja possível alavancar a consolidação de métodos e técnicas de pesquisa próprios da área.
Descargas
Citas
AFONSO, M. H.; SOUZA, J. D.; ENSSLIN, S. R.; ENSSLIN, L. Como construir conhecimento sobre o tema de pesquisa? Aplicação do processo Proknow-C na busca de literatura sobre avaliação do desenvolvimento sustentável. Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 5, n. 2, p. 47-62, 2011.
AGUIAR, P. M.; BAIRRADA, C. M.; COELHO, A. F. M. Determinantes da lealdade online em sites de alojamento: um estudo comparativo do comportamento do consumidor português e brasileiro. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 14, n. 3, p. 64-93, 2020.
ALMEIDA, G. S. D.; PELISSARI, A. S. Satisfação do consumidor com base nos atributos do serviço de hospedagem. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 13, p. 32-53, 2019.
ANTONELLI, Ricardo A. et al. Estado da arte do impacto da tecnologia da informação nas organizações: um estudo bibliométrico. CAP Accounting and Management, v. 4, n. 4, p. 77-86, 2010.
AZEVEDO, P.; MOURA, L. R. C.; SOUKI, G. Q. Escolhendo um Restaurante: atributos importantes e suas respectivas dimensões consideradas no processo de decisão do consumidor. Revista Turismo em Análise, v. 28, n. 2, p. 224-244, 2017.
BARBOSA, D. P.; MEDAGLIA, J. Tecnologia digital, turismo e os hábitos de consumo dos viajantes contemporâneos. Marketing & Tourism Review, v. 4, n. 2, 2019.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROSO, Julie et al. The challenges of searching for and retrieving qualitative studies. Western Journal of Nursing Research, v. 25, n. 2, p. 153-178, 2003.
BRITO, F. W. C.; FREITAS, A. A. F. D. Em busca de “likes”: A influência das mídias sociais no comportamento do consumidor no consumo de viagens. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 17, n. 1, p. 113-128, 2019.
CANELA, J. A. P. A.; NAVARRO, M. B. Perfil del consumidor que valora el turismo responsable y smart en la industria hotelera. Journal of Tourism Research, v. 7, n. 1, p. 7-15, 2017.
CENDÓN, B. V.; RIBEIRO, N. A.; CHAVES, C. J. Pesquisas de survey: análise das reações dos respondentes. Informação & Sociedade, v. 24, p. 29-48, 2014.
COBUCI, L. A.; NASCIMENTO, L. A.; MEDEIROS, E. M. Festival ‘Cultura e Gastronomia Tiradentes’: uma análise do comportamento do consumidor do turismo gastronómico. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 27/28, p. 2325-2344, 2017.
COOPER, C.; FLETCHER, J.; WANHILL, S.; GILBERT, D.; SHEPHERD, R. Turismo: Princípios e Práticas. 2. ed. São Paulo: Bookman, 2003.
CORTEZ, M. C. A.; MONDO, T. S. Comentários on-line: formação de expectativa e decisão de compra de consumidores hoteleiros. Rosa dos Ventos - Turismo e Hospitalidade, v. 10, n. 1, p. 119-136, 2018.
CRESWELL, J. W. Research design: qualitative, quantitative and mixed method approaches. Thousand Oaks, California: Sage, 2003.
DAIM, T. U.; RUEDA, G. R.; MARTIN, H. T. Technology forecasting using bibliometric analysis and system dynamics. Technology Management: A Unifying Discipline for Melting the Boundaries, p. 112-122, 2005.
DELGADO, J. M. E. M. El consumidor turístico y la teoría microeconómica. Turismo y Patrimonio, v. 11, p. 67-76, 2017.
ENSSLIN, L. et al. ProKnow-C, Knowledge Development Process-Constructivist. Processo técnico com patente de registro pendente junto ao INPI. Brasil: Instituto Nacional de Propriedade Industrial, 2010.
ESTIVAL, K. G. S. et al. Resistência dos mercados tradicionais: análise mercadológica da Feira do Malhado em Ilhéus (BA) sob as perspectivas dos consumidores. Revista Brasileira de Ecoturismo (RBEcotur), v. 9, n. 2, 2016.
FABRICIUS, S. E.; ERIKSSON, N. Young-elderly individuals use of social media for travel purpose. Tourism & Management Studies, v. 13, n. 1, p. 27-32, 2017.
FARIAS, P. P.; PEDERNEIRAS, M. M. M.; SOUSA SILVA, K. G.; SILVA, E. R. “Paraíso Natural Nas Águas”: O Nível de Satisfação dos Consumidores em Relação aos Passeios de Barco à Picãozinho. Applied Tourism, v. 2, n. 3, p. 136-155, 2017.
FINK, A. The survey handbook. Thousand Oaks, Sage, 1995.
FLAMINIO, G. C.; LOBO, H. A. S. Perfil, expectativas de consumo e satisfação dos visitantes de fim de semana da Vila Histórica de Paranapiacaba-Santo André, SP. Revista Turismo em Análise, v. 26, n. 2, p. 282-307, 2015.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
FREITAS, H.; OLIVEIRA, M.; SACCOL, A. Z.; MOSCAROLA, J. O método de pesquisa survey. Revista de Administração da Universidade de São Paulo, v. 35, n. 3, 2000.
GATTI, B. A. Grupo focal na pesquisa em ciências sociais e humanas. Brasília: Liber Livro, 2005.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Plageder, 2009.
GIL, A. C. Como classificar as pesquisas. Como elaborar projetos de pesquisa, 4, p. 44-45, 2002.
GONSALVES, E. P. Conversas sobre iniciação à pesquisa científica. Campinas: Alínea, 2001.
GOODE, W. J.; HATT, P. K. Métodos em pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 422, 1979.
GREENHALGH, Trisha. How to read a paper: Papers that summarise other papers (systematic reviews and meta-analyses). BMJ, v. 315, n. 7109, p. 672-675, 1997.
HAIR, J. F.; BABIN, B.; MONEY, A. H.; SAMOUEL, P. Fundamentos de métodos de pesquisa em administração. Porto Alegre: Bookman, 2003.
HELDER, R. Como fazer análise documental. Porto, Universidade de Algarve, 2006.
HORODYSKI, G.; GÂNDARA, J. M. O Consumo Turístico: as compras racionais e emocionais de souvenirs no destino Curitiba-Brasil. El Periplo Sustentable, v. 33, p. 636-657, 2017.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
LÜDKE, M.; MEDA, A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, S. B.; GOSLING, M. D. S. Interlocuções entre turismo, comportamento do consumidor e a Sociedade dos Sonhos. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 18, n. 3, p. 503-512, 2020.
MALHEIRO, A.; SOUSA, B.; FERREIRA, L. Compreender o papel das redes sociais no comportamento do consumidor: a perspectiva do setor hoteleiro na região norte. Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, v. 24, p. 299-312, 2019.
MALHOTRA, N. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTÍNEZ, M. E. A.; BORJA, M. Á. G.; JIMÉNEZ, J. A. M. Un análisis del efecto de la percepción de justicia de precios en el comportamiento del consumidor en el proceso de reserva de hotel online. PASOS - Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, v. 13, n. 4, p. 849-864, 2015.
MASSUKADO, M. S. Análise comparativa de estratégias qualitativas de investigação: possibilidades para a pesquisa em turismo. Turismo e Sociedade, v. 1, n. 1, 2008.
MOYANO, C. A. M.; LENGLER, J. F. B.; ANGNES, D. L.; SAMPAIO, F. V. Estratégia para fidelização do cliente em turismo: o caso de uma Oktoberfest no Brasil. Turismo-Visão e Ação, v. 17, n. 2, p. 387-413, 2015.
MOZZATO, A. R.; GRZYBOVSKI, D. Análise de conteúdo como técnica de análise de dados qualitativos no campo da administração: potencial e desafios. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, p. 731-747, 2011.
MUNIZ, L. M.; SANTOS, C. A. F. Turismo e Conteúdo Gerado pelo Usuário: Uma Análise Sobre o Comportamento do Consumidor na Internet por Meio de Comentários de Viagens Online. Sinergia-Revista do Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, v. 23, n. 1, p. 65-80, 2019.
OLIVEIRA, N. M.; STRASSBURG, U.; PIFFER, M. Técnicas de pesquisa qualitativa: uma abordagem conceitual. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, v. 17, n. 32, p. 87-110, 2017.
OLIVEIRA, P.; REMONDES, J. O comportamento do consumidor corporate e suas implicações na gestão de marketing digital e redes sociais online das agências de viagens. Revista Turismo & Desenvolvimento, v. 27/28, p. 1367-1378, 2017.
RIBEIRO, Elisa Antônia. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais, v. 4, n. 5, p. 129-148, 2008.
ROSSI, J.; RAMOS, C. M. A relevância do uso de smartphones durante a experiência turística. Turismo: Visão e Ação, v. 21, p. 265-290, 2019.
ROSSMAN, G. B.; RALLIS, S. F. Learning in the field: An introduction to qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage, 1998.
RUIZ-TRIGUEROS, M. V.; DAMIÁN, A. G. El marketing con causa como herramienta para promover comportamientos sostenibles al visitar áreas naturales protegidas como destinos turísticos. Turismo: Visão e Ação, v. 22, p. 402-423, 2020.
SANTOS, F.; LUNARDI, G. L.; MAIA, C. R.; AÑAÑA, E. S. Fatores que influenciam a participação dos consumidores no Turismo Eletrônico. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 14, n. 2, 2020.
SANTOS, G. E. O.; PANOSSO NETTO, A.; WANG, X. Análise de citações de periódicos científicos de turismo no Brasil: subsídios para a estimação de indicadores de impacto. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 11, p. 61-88, 2017.
SERRA, L. S.; ALFINITO, S. Comportamento do consumidor de turismo: Uma revisão sistemática da produção científica brasileira. Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - RBTUR, São Paulo, v. 14, n. 3, p. 109-133, 2020.
SILVA, F. F.; JÚNIOR, S. M. Fatores que afetam o encantamento do cliente do turismo de lazer a partir da experiência em parques temáticos. Turismo-Visão e Ação, v. 19, n. 1, p. 103-127, 2016.
SILVA, F. F.; BARRETO, L. M. T. S. A Experiência do consumidor como fator influenciador da formação do encantamento do cliente no turismo e na hospitalidade. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 1, p. 78-95, 2019.
SILVA, G. L.; MENDES FILHO, L. A. M. Agências de viagens on-line: a percepção de diferentes grupos consumidores de meios de hospedagem. CULTUR: Revista de Cultura e Turismo, v. 10, n. 2, p. 49-55, 2016.
SILVA, G. L.; MENDES FILHO, L. Perfil e frequência de uso das On-line Travel Agency (OTA) por consumidores na rede hoteleira de Natal/RN. Revista Acadêmica Observatório de Inovação do Turismo, v. 12, n. 1, p. 22-44, 2018.
SILVA, J. M. P. D. O estado-da-arte da literatura em economia e gestão da inovação e tecnologia: um estudo bibliométrico. 68 p. Dissertação (Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico). Faculdade de Engenharia, Universidade do Porto, 2008.
SILVA, L. A.; BARBOSA, M. L. A.; FARIAS, M. L. Significados do consumo colaborativo no turismo a partir dos consumidores do AIRBNB. Turismo: Visão e Ação, v. 22, n. 2, p. 380-400, 2020.
SILVA, M. M.; SILVA, J. R. H.; JUNIOR, S. M.; MENDES FILHO, L. Comportamento do consumidor e intenção de compra de serviços hoteleiros: influência ao assistir vídeos na internet. Podium, v. 9, n. 2, p. 286-307, 2020.
SILVA, P. R.; DEBOÇÃ, L. P.; SILVA, A. J. H.; VEIGA, R. T. Uma análise da produção científica nos periódicos de turismo sobre o tema comportamento do consumidor em turismo. Revista Turismo Visão e Ação, v. 14, n. 1, p. 47-66, 2012.
SOUSA, B.; VASCONCELOS, S. Branding territorial e o papel da imagem no comportamento do consumidor em turismo: O caso de Arouca. European Journal of Applied Business Management, Special Issue, p. 1-14, 2018.
SOUSA, B. M. et al. Criatividade no turismo e envolvimento do visitante: o estudo de caso de Loulé (Portugal). RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, v. 9, n. 1, p. 62-77, 2019.
TITO, A. L. A.; BRUMATTI, P. N. M.; NÓBREGA, W. R. M. Pós-modernidade e Turismo: Reflexões Acerca da Experiência Turística no Contexto das Agências de Viagens. Revista Turismo em Análise, v. 28, n. 3, p. 424-437, 2017.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.
VAREIRO, L. M. C.; PINHEIRO, T. C. S. A influência da crise na escolha pelo consumidor entre agências de viagens ou operadores on-line. Turismo-Visão e Ação, v. 19, n. 2, p. 220-243, 2017.
VARENHOLD, M.; GOES, C. A.; MEDEIROS, M. L. Consumo e atitude dos turistas com relação aos produtos gastronômicos do Litoral Paranaense. Ágora, v. 21, n. 1, p. 42-54, 2019.
VERA, L. A. R.; GOSLING, M. S. Economia compartilhada no turismo: Uma discussão teórica sobre o consumo colaborativo e o compartilhamento. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 10, n. 1, p. 226-251, 2017.
VERA, L. A. R.; GOSLING, M. S. Comportamento do consumidor na economia compartilhada no turismo: um estudo sobre o CouchSurfing e o AirBnb. Revista Turismo em Análise, v. 29, n. 3, p. 447-467, 2019.
VILELA, L. O. Aplicação do PROKNOW-C para seleção de um portifólio bibliográfico e análise bibliométrica sobre avaliação de desempenho da gestão do conhecimento. Revista Gestão Industrial, v. 8, n. 1, p. 76-92, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons 4.0 Brasil, permitindo o compartilhamento sem fins lucrativos de sua obra pelo seu uso/citação de modo referenciado (com reconhecimento da autoria e publicação nesta revista).