Museus de história natural e o uso de mídias interpretativas na valorização do patrimônio paleontológico para o turismo

Autores

  • Eliane Vila Lobus Strapasson Prefeitura Municipal de Mafra, Santa Catarina, Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0129-9748
  • Leticia Bartoszeck Nitsche Universidade Federal do Paraná
  • Martha Richter Natural History Museum, London, United Kingdom

Palavras-chave:

Museus, Patrimônio Paleontológico, Interpretação do Patrimônio

Resumo

Tendo em vista a forte relação entre museus e turismo em todo o mundo, este estudo investiga como museus de história natural tratam da interpretação e comunicação acerca do conhecimento científico e do patrimônio paleontológico para atrair e diversificar o público. O objetivo principal da pesquisa foi determinar que abordagens de interpretação e meios utilizados em exposições públicas são eficazes, educativos, estimulantes e alinhados aos modernos preceitos de conservação do patrimônio natural do país e do mundo. A metodologia utilizada teve caráter qualitativo e se caracterizou como uma investigação exploratória com pesquisa documental, bibliográfica, entrevistas e questionários com especialistas da temática e gestores de museus de história natural de cinco estados brasileiros, além de visitas técnicas de coautoras e da experiência profissional de uma das autoras no Museu de História Natural de Londres, Inglaterra. Os resultados apontaram as mídias interpretativas utilizadas e identificaram o público predominante, demonstrando que em muitos aspectos os museus estão alinhados com os princípios modernos de interpretação, principalmente na utilização das mídias pessoais. Identificou-se que as mídias impessoais ainda são pouco utilizadas nos espaços museológicos brasileiros, em especial as multimídias digitais. A partir da análise dos resultados foram elaboradas sugestões para o aproveitamento do patrimônio paleontológico em museus brasileiros e sul-americanos com base nos princípios da interpretação do patrimônio local.

Biografia do Autor

Eliane Vila Lobus Strapasson, Prefeitura Municipal de Mafra, Santa Catarina, Brasil.

Mestre em Turismo pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Pós Graduada em Ecologia, Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Contestado, Mafra, SC. Professora de Ciências da Rede Pública Municipal de Mafra, SC.

Leticia Bartoszeck Nitsche, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná, Brasil. Mestre em Geografia, Especialista em Planejamento e Gestão do Turismo e Bacharel em Turismo. Professora do Departamento de Turismo da Universidade Federal do Paraná, Brasil.

Martha Richter, Natural History Museum, London, United Kingdom

PhD, Principal Curator in Charge, Fossil Vertebrates and Anthropology, Department of Earth Sciences, Natural History Museum, SW75BD London, United Kingdom. 

Downloads

Publicado

2021-12-22

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.