ANIMAÇÃO TURÍSTICA NA HOTELARIA: UMA ANÁLISE DA DEMANDA

Autores

  • Amanda de Albuquerque Queiroga Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Maria Dilma Simões Brasileiro Universidade Federal da Paraíba

Palavras-chave:

Turismo, lazer, Animação turística

Resumo

Esta investigação tem como objetivo conhecer a percepção dos turistas com relação à animação turística na rede hoteleira de João Pessoa-PB. Trata-se de uma pesquisa de opiniões e atitudes, de caráter descritivo e exploratório. Os sujeitos desta pesquisa foram turistas hospedados em hotéis da cidade de João Pessoa - PB. Os dados foram coletados através de aplicação de questionários a partir de uma amostra probabilística, de forma aleatória simples e trabalhados com o programa estatístico SPSS (Versão 11.5). De acordo com a análise dos resultados obtidos, para os turistas entrevistados, a animação turística não é um serviço decisivo na escolha de um hotel, assim mesmo, percebem a animação turística como algo interessante, mas não ao ponto de motivá-los a se hospedar naquele determinado empreendimento por causa do oferecimento deste serviço. Neste sentido, este estudo aponta que a animação turística é uma área que necessita ser melhor estudada e divulgada pelos gestores hoteleiros e precisa ser trabalhada como mais um diferencial turístico dos meios de hospedagem da cidade, apresentando-se como uma forma de agregar um maior valor ao produto, possibilidade de maior permanência no estabelecimento, aproveitamento dos recursos naturais e difusão da cultura local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda de Albuquerque Queiroga, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Aluna do segundo ano do Mestrado em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração PPGA-UFPB, linha de pesquisa Marketing e Tecnologia da Informação nas Organizações. Graduada em Turismo pela UFPB, cursando graduação em Pedagogia na UFPB.

Maria Dilma Simões Brasileiro, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba. Especialização em Educação Física Infantil - UFPB. Mestrado em Ciências do Desporto de Recreação e Lazer pela Universidade do Porto - Portugal. Doutorado Europeu em Sociologia, pela Faculdade de Ciências Políticas e Sociologia - Universidade de Granada-Espanha, com estágio na Universidade de Montpellier 1 - França. Integra o Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação de Educação Superior/INEP como avaliadora do curso de Educação Física. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Paraíba e atua nos cursos de Educação Física e Turismo e no mestrado em Desenvolvimento Regional/ UFCG-UEPB. É líder do Laboratório de Estudos em Lazer, Esporte, Corpo e Sociedade (LAECOS) UFPB/CNPQ; Tem experiência nas áreas de Educação Física, Lazer e Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas:- Lazer, atividades físico-esportivas, turismo e envelhecimento; - Turismo esportivo; - Lazer, esporte, turismo e meio ambiente; Políticas Públicas em lazer, esporte e turismo; - Lazer, esporte, turismo e desenvolvimento local.

Downloads

Publicado

01-07-2011

Como Citar

Queiroga, A. de A., & Brasileiro, M. D. S. (2011). ANIMAÇÃO TURÍSTICA NA HOTELARIA: UMA ANÁLISE DA DEMANDA. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 1(1), 83–94. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/237

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.