Evolução histórica do destino turístico Maceió-Alagoas-Brasil: de antecedentes à atual situação

Autores

  • Daniel Arthur Lisboa de Vasconcelos Universidade Federal de Alagoas
  • Lindemberg Medeiros de Araujo Universidade Federal de Alagoas
  • Silvana Pirillo Ramos Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Palavras-chave:

Evolução, História, Destino Turístico, Maceió-Alagoas-Brasil.

Resumo

Este artigo consiste em um estudo qualitativo, descritivo e analítico de caso, que trilha o percurso histórico do desenvolvimento turístico da destinação Maceió-Alagoas-Brasil, até a atualidade, tendo como base uma adaptação qualitativa de modelagem de Ciclo de Vida de uma Destinação Turística, baseada no Modelo de Butler (1980) e no estudo de Rangel (2010). Para a realização desse trabalho, utilizamos dados de revisão bibliográfica, revisão documental, e a aplicação de entrevistas semiestruturadas com agentes de alta relevância na gestão pública do destino na última década. Como resultado dessa reflexão, constata-se que, historicamente, o turismo de “sol e praia” é o segmento predominante nesse destino, modelando e remodelando o espaço urbano de Maceió, com notável privilégio de equipamentos turísticos e urbanos, concentrados em trechos específicos do litoral da cidade, e conduzindo as ações políticas e mercadológicas para o fomento do destino. Também conclui-se que, há aproximadamente dez anos, o destino passa por uma fase de rejuvenescimento de sua demanda, não obstante várias limitações de ordem ambiental, política, social e cultural existam para o logro da sustentabilidade desse rejuvenescimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Arthur Lisboa de Vasconcelos, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando, com área de concentração em "Cidades" e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2009), com área de concentração em Poder, Cultura e Sociedade; Bacharel em Turismo pela Faculdade de Alagoas (2004), com ênfase em Gestão do Turismo e Planejamento Territorial. Atualmente é docente efetivo da UFAL, atuando na graduação em Turismo dessa Universidade.

Lindemberg Medeiros de Araujo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Planejamento do Turismo pela Sheffield Hallam University - Inglaterra. Mestre em Recursos Ambientais pela University of Salford, Inglaterra. Docente efetivo do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Igdema) e professor/orientador do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas, Brasil.

E-mail: lmedeirosbr@gmail.com

Silvana Pirillo Ramos, Universidade Federal de Alagoas, Brasil

Dra., Mestre e Bacharela em Ciências Sociais pela PUC-SP, Professora da Universidade Federal de Alagoas

Downloads

Publicado

01-08-2016

Como Citar

Vasconcelos, D. A. L. de, Araujo, L. M. de, & Ramos, S. P. (2016). Evolução histórica do destino turístico Maceió-Alagoas-Brasil: de antecedentes à atual situação. RITUR - Revista Iberoamericana De Turismo, 6(1), 139–164. Recuperado de https://seer.ufal.br/index.php/ritur/article/view/2391

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.