A produção editorial de revistas científicas através do OJS na PUCPR: desafios iniciais da utilização do sistema e da gestão de periódicos
DOI:
https://doi.org/10.28998/cirev.%25y637-47Palabras clave:
Periódicos científicos, Produção editorial, Open Journal Systems, Gestão editorialResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar a situação da gestão da produção editorial de periódicos científicos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) apoiados pela Editora PUCPRESS, mostrando as principais vantagens e desafios percebidos ao longo do uso do Open Journal Systems (OJS/SEER). Dentre as vantagens, incluem-se a maior transparência do processo editorial e a maior visibilidade dos artigos por meio de metadados bem estruturados. Entre os desafios, elencam-se aqueles relacionados à experiência do usuário e à sazonalidade das operações, bem como particularidades da produção editorial que o sistema não comporta com grau de controle suficiente. Para lidar com os desafios, foram criadas estratégias que envolvem treinamentos específicos e tutoriais para os usuários do sistema, em especial editores e equipes dos periódicos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A Ciência da Informação em Revista se reserva o direito de realizar, nos originais, verificação da (in)existência de plágio, utilizando, para tanto, o auxílio de software ou outro meio de detecção de plágio em suas diferentes manifestações.
O periodido reserva ainda o direito de realizar, nos originais, alterações de caráter normativo e gramatical, visando à manutenção de padrão, respectivamente, na estrutura e na norma culta da língua adotada.
As provas finais, em nenhum momento, serão enviadas aos autores, sendo diretamente publicadas.
Os originais, em nenhuma circunstância, serão devolvidos aos autores.
A opinião emitida pelos autores é de sua inteira e exclusiva responsabilidade.
Os autores que tiverem seus trabalhos submetidos e publicados concordam que mantêm os respectivos direitos autorais e concedem à Ciência da Informação em Revista o direito de publicação simultaneamente disponibilizada de acordo com uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.