A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12nEspp172-187

Palavras-chave:

Ação leitora. Leitura. Fluência. Multimodalidade.

Resumo

Ao compreender a leitura como uma atividade complexa que envolve uma relação intensa entre o leitor o texto na produção de sentidos,  o artigo objetiva apresentar uma reflexão teórica respeito da ação leitora, de modo a abarcar as concepções sobre leitura como processo de interação, com a finalidade de compreender as ações que envolvem em relação entre o leitor e o texto. Para tanto, ancora-se nos estudos de Smith (1999), Kleiman (1997), Solé (1998),  Koch e Elias (2007), Silva (1987) na perspectiva cognitiva, Kress (2003), Kress e Bezemer (2009) na vertente da multimodalidade textual e Freire (2001) sobre a leitura em seu aspecto social, em interlocução com diferentes autores que discutem a temática. A reflexão aponta uma ação leitora que parte de um aspecto cognitivo, referente à fluência, ao desencadear uma multiplicidade de ações interiores e de um aspecto interacional entre o sujeito-leitor e o texto, seja impresso ou digital, entre outros leitores, entre vivências e situações dispostas pela diversidade e multimodalidade da linguagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Doutora em Educação pela FE, Unicamp.

Profa. do Departamento de Educação e do Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Lavras.

Coordenadora do Núcleo de Estudos em Linguagens, Leitura e Escrita.

Julianna Silva Glória, Instituto Mineiro de Educação Superior (IEMS MERCOSUR)

Pós-doutorado pela Fae/UFMG sobre Cultura escrita digital em Escola de Educação Infantil do Município de Governador Valadares. Pesquisadora Ceale, UFMG.

Professora do InsInstituto Mineiro de Educação Superior - IEMS MERCOSUR.

Mônica Daisy Vieira Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Pós-doutorado na Universidade Autônoma de Barcelona (2019/2020). Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (2016). Mestre em Educação (2007) e graduada em Pedagogia (2003) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Faculdade de Educação/UFMG.

Downloads

Publicado

2020-12-10

Como Citar

GOULART, Ilsa do Carmo Vieira; GLÓRIA, Julianna Silva; ARAÚJO, Mônica Daisy Vieira. A ação leitora na contemporaneidade: da multimodalidade textual à pluralidade de sentidos. Debates em Educação, [S. l.], v. 12, n. Esp, p. 172–187, 2020. DOI: 10.28998/2175-6600.2020v12nEspp172-187. Disponível em: https://seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/10016. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê "Ensinar a ler e a escrever: múltiplos contextos e perspectivas"

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.